Cotidiano

Publicado: Terça-feira, 25 de setembro de 2007

Coleta de lixo em contêineres é ampliada em Itu

Mais cinco bairros da cidade terão esse serviço.

Coleta de lixo em contêineres é ampliada em Itu
Serão 111 novos contêineres em cinco bairros de Itu
A coleta de lixo orgânico será ampliada para mais cinco bairros de Itu. A coleta será feita através de 20 contêineres colocados estrategicamente nas ruas dos bairros Jardim Corazza e Altos das Palmeiras.
 
A partir do dia 10 de outubro será a vez do bairro Padre Bento, com a distribuição de 55 containeres pelas ruas, e mais 36 distribuídos pelos bairros Liberdade e Novo Itu. Segundo a empresa EPPO Ambiental, responsável pela coleta de lixo na cidade, com esta expansão os serviços de coleta devem ser agilizados, além de proporcionar aos munícipes mais comodidade, pois estes poderão depositar o lixo nos contêineres a qualquer momento, não necessitando colocá-lo apenas quando o caminhão de coleta passar, para se evitar o espalhamento do mesmo.
 
A coleta através da colocação de contêineres nas ruas de Itu teve início em junho de 2002, a partir da região central da cidade, Vila Nova e Bairro Brasil. Atualmente estão distribuídos 1,4 mil contêineres nos seguintes bairros: Centro, Vila Nova, Brasil, Vila Gatti, Vila Prudente de Moraes, Jardim São Luiz, Jardim Rosinha, Jardim Faculdade, Residencial Presidente Médice, Vila Leis, Jardim do Estádio, Jardim Santa Rosa, Vila São Francisco, Bairro Alto, Jardim Santa Tereza e Jardim Santana, além de estar nas principais avenidas e ruas comerciais e de tráfego intenso.
 
Para a realização da coleta mecanizada com contêineres são utilizados caminhões compactadores, equipamentos com “lifting” que é um equipamento que levanta e gira os contêineres de forma que o lixo seja despejado dentro da boca de carga do compactador. Todos os contêineres são higienizados mensalmente e sua substituição ou manutenção é feita imediatamente a constatação de qualquer problema.
 
Através deste tipo de coleta há um ganho real em todas as partes envolvidas no processo, como: mais agilidade na coleta, flexibilidade de horários, mais segurança na operação de coleta - pois os coletores não têm contato direto com o lixo -, ganho na preservação do ambiente, entre outros.
 
O plano de implantação da coleta conteinerizada teve como ponto de partida o centro comercial da cidade, sendo que sua expansão está caminhando no sentido radial. Para a escolha dos bairros também é levado em conta a quantidade e tipo de lixo produzido, tipo de adensamento populacional, necessidades locais e condições de acesso ao veículo coletor.
 
A empresa responsável realiza anualmente uma revisão do plano de implantação e avaliação dos bairros onde já existe o sistema de coleta conteinerizada, e, até o final do mês de novembro se concluirá o projeto para expansão relativa a 2008.
Comentários