Cotidiano

Publicado: Quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Celebração "Itu 400 anos - Do Império a Modernidade" foi um sucesso

O fundador de Itu, Domingos Fernandes, foi homenageado.

Crédito: Camila Bertolazzi / www.itu.com.br Celebração "Itu 400 anos - Do Império a Modernidade" foi um sucesso
Vários atores colocaram roupas típicas e participaram do evento

Veja as fotos desta notícia no Flickr

O fundador de Itu, Domingos Fernandes, foi homenageado em uma caminhada sob luzes de velas no centro da cidade. A celebração cultural que leva o nome de “Itu 400 Anos – Do Império à Modernidade”, foi realizada no 1º dia do mês de fevereiro, e contou com a participação de mais de 5 mil pessoas, segundo a organização do evento.

Depois de ser feita a distribuição de velas para a exaltação da imagem de Domingos Fernandes, a caminhada teve início pela rua Paula Souza, tendo como destino a praça Padre Anchieta (Largo do Bom Jesus). A passeata contou com performances de um ator caracterizado como Domingos Fernandes e outros artistas da cidade trajados com roupas tradicionais da época.

A atriz e idealizadora do Projeto “Ler é uma Viagem”, Élida Marques, também prestigiou o evento e incentiva as manifestações culturais na cidade. “Gostei de acompanhar os preparativos, de passear pela rua Paula Souza, de ver os atores ensaiando, a Yara dirigindo, as crianças brincando”, conta. “Como sou nova na cidade, sabia que estava ali pra aprender. Não consegui ouvir tudo, mas aprendi alguns nomes e muita história que pesquisarei a fundo depois. Parabenizo os atores e toda a equipe de apoio desse teatro de rua, pela força de suas interpretações”.

A caminhada teve fim na praça Padre Anchieta, local do marco de fundação da cidade, onde foi acesa a “Chama dos 400”, representando assim o marco de fundação de Itu e os seus 400 anos. “Cansativo foi, depois de uma hora de caminhada, ouvir discurso, para cantar parabéns!”. Para finalizar a noite, a banda Jazz Big Band se apresentou, com mais um show pelo projeto Tom Natural, evento patrocinado pela empresa Gás Natural de São Paulo.

O evento faz parte da programação dos 400 anos de Itu e foi organizado pela Secretaria Municipal de Cultura de Itu em parceria com a Pró-turismo de Itu (PROTUR).

Comentários