Cotidiano

Publicado: Sexta-feira, 12 de junho de 2015

Águas de Itu diz que 'nunca houve' irregularidades na concessão

Empresa se posicionou após sofrer intervenção municipal.

Crédito: Rafael Paco/Jornal Taperá Águas de Itu diz que 'nunca houve' irregularidades na concessão
O ato de intervenção, segundo a empresa, teve cenas agressivas

Após sofrer intervenção municipal na manhã de quinta-feira, dia 11 de junho, a concessionária Águas de Itu divulgou nota com seu posicionamento. A empresa afirma que não há, nem nunca houve, qualquer irregularidade praticada pela concessionária e que a Justiça irá estabelecer a verdade dos fatos.

A concessionária ainda afirmou que está segura de que tem agido de forma correta, investindo mais de R$ 150 milhões em obras (valor, segundo a empresa, bem acima do estabelecido pelo contrato de concessão para 30 anos) e respeitando a população mesmo durante a maior crise hídrica que a cidade atravessou, em 2014.

A nota também informa que, nos últimos três anos, a Águas de Itu não conseguiu autorização da Prefeitura para praticar os reajustes previstos no contrato de concessão, o que gerou envolvimento da Justiça.

O ato de intervenção, segundo a empresa, teve cenas agressivas, colocando em risco colaboradores da concessionária. A Águas de Itu afirmou também que, tão logo haja condições para avaliar melhor o conteúdo do descrito de intervenção e as premissas que o justificaram, emitirá sua opinião.

Entenda

Os atritos entre a Prefeitura e a Águas de Itu tiveram início já em 2015. Segundo o poder público, a empresa não entregou o cronograma de obras da adutora Mombaça, que deveria ter sido concluída em janeiro. Além disso, houve uma disputa referente ao aumento da tarifa de água, que parou na Justiça.

Após se esgotarem as medidas amigáveis, o prefeito Antonio Tuíze decretou intervenção municipal na empresa, que deverá durar 180 dias. Neste período, o interventor Elso Marques irá auditar as finanças da Águas de Itu e tomar outras providências. Saiba mais!

Comentários