Cotidiano

Publicado: Sexta-feira, 9 de outubro de 2009

12 de outubro: Dia de Nossa Senhora Aparecida

Saiba como tudo começou, em 1717!

Para muitos o dia 12 de outubro é sinônimo do Dia das Crianças. Mas nessa data também se comemora o Dia do Descobrimento da América, o Dia Nacional da Leitura, e principalmente o Dia de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil, e motivo do feriado.
 
A história começou em 1717, quando três pescadores foram ao Rio Paraíba, mas nada conseguiram pegar. Depois de muitas tentativas em vão, João Alves lançou a rede nas águas e apanhou o corpo de uma imagem de Nossa Senhora da Conceição sem a cabeça. Lançou novamente e apanhou a cabeça da mesma imagem. Daí em diante, os peixes chegaram em abundância para os três pescadores.
 
A fama dos poderes extraordinários de Nossa Senhora foi se espalhando pelas regiões do Brasil. E o número de fiéis aumentava a cada ano. Em 1929, nossa Senhora foi proclamada Rainha do Brasil e a Padroeira oficial do país. Com o passar do tempo, foi necessária a construção de um novo templo, bem maior, que pudesse acomodar tantos romeiros. Em 1984, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) declarou oficialmente a Basílica de Aparecida Santuário Nacional, como "maior Santuário Mariano do mundo".
 
Expectativas para a festa
 
A tradicional Festa da Padroeira, que acontece anualmente em Aparecida, a 180 km de São Paulo, deverá reunir no fim de semana e no feriado 400 mil pessoas. Conforme o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, responsável pela festa, o dia mais movimentado deverá ser a segunda-feira, quando deverão visitar a cidade mais de 137 mil fiéis.
 
A imagem da Santa passou em todas as comunidades do interior e na segunda-feira haverá a chegada à matriz.
 
Confira a programação:
 
07 horas – Alvorada Festiva;
08h30 – Procissão com benção;
10 horas – Santa Missa;
12 horas – Almoço;
15 horas – Sorteio da Rifa de 05 televisores;
16 horas – Matinê com animação da Banda Céu e Cantos;
20 horas – Encerramento;
Comentários