Esportes

Publicado: Domingo, 15 de julho de 2007

Edmar, um recordista mundial em Itu

Um atleta paraolímpico com mais de 1000 conquistas.

Por Camila Bertolazzi
 
Correr. Essa é a principal palavra que faz parte do vocabulário do atleta paraolímpico de Itu, Edmar Wilson Teixeira de Souza, que mesmo com 49 anos de idade e sem patrocínio, compete e vence.
 
Edmar tem o membro superior esquerdo totalmente paralisado, com comprometimento na serviçal, no tórax e na clavícula. O Comitê Paraolímpico Brasileiro, que foi criado no país apenas em 2004, classifica Edmar como amputado na categoria T46 – amputados de uma mão - categoria essa, que segundo Edmar, tem o nível mais alto no ParaPan. Leia mais sobre como os deficientes são classificados para competir! 
 
Na T46 Edmar compete, por exemplo, com atletas sem as mãos ou apenas sem os movimentos das mãos. “Não existe uma categoria específica para o meu problema”. E completa: “Eu sempre disputo as provas em desvantagem”.
 
Mas esse não é a única dificuldade de Edmar. Até 2006, o atleta ituano competia na categoria normal, ou seja, disputava provas com atletas sem nenhuma deficiência, e mesmo assim Edmar conquistou ótimos resultados:
 
> 4º melhor tempo do Brasil em Ultra-maratona – 100 km - em 1995;
> 26º colocado no ranking brasileiro de Maratonas – 42 km - em 1995;
> Integrante da equipe brasileira de Ultra-maratona no mundial da Rússia em 1996;
> Campeão Máster (acima de 40 anos) da III Super-maratona de 50 km, em 1996;
> Campeão Máster com Record no VI Revezamento Volta na Ilha de Florianópolis, em 1999;
> Campeão do V Troféu Brasil de Atletismo Máster, em 2001;
> Índice no Sul americano Máster da Argentina, em 2001.
 
Mas sem dúvida, a maior conquista de Edmar foi na Maratona de Blumenau, Santa Catarina, em 1996, onde o atleta, ainda correndo pela categoria normal, fez o tempo de 2h28min09s, que faria de Edmar um recordista mundial.
 
Segundo Edmar, apenas no ano passado, quando ele foi convidado por um Clube Desportivo de São Paulo para fazer parte da equipe paraolímpica, o atleta ficou sabendo do seu suposto Record, que não foi reconhecido porque até então Edmar não competia na categoria T46 dos amputados. “Isso é um absurdo, se eu conquistei esse tempo competindo na normal, qual o problema de validar o meu Record nos amputados?”, questiona Edmar. Atualmente o Record mundial da categoria em que Edmar faz parte pertence a um espanhol com um segundo a mais que o tempo do ituano.
 
Treinos
A vida do ituano é muito corrida. Como o atleta não recebe apoio em Itu, ele reveza seus treinos entre São Paulo e sua cidade natal, permanecendo uma semana em cada lugar. Quando está com a família em Itu, o paraolímpico treina na pista de corrida no Ginásio de Esportes do Cidade Nova. “Até maio desde ano eu treinava na pista do Estádio Municipal, mas o lugar está abandonado e o treino não rende”, afirma Edmar.
 
O atleta treina de sete a oito vezes por semana, sendo que cada treino dura em média seis horas. Além das corridas, Edmar também pratica exercícios em academia.
 
Depois de 32 anos competindo, só a partir desse ano Edmar é considerado um atleta profissional, ou seja, desde fevereiro, Edmar se dedica apenas ao atletismo, vivendo do esporte.
 
O ritmo de treino mais pesado que Edmar começou a ter neste ano, fez com que o atleta sofresse quatro contusões. “Como eu já tinha uma base no esporte, comecei a treinar com um ritmo mais forte para tentar uma vaga no ParaPan”, explica Edmar. Mas mesmo com as várias horas de treinos diários, o atleta ituano não conseguiu conquistar uma vaga na competição que acontece em agosto, no Rio de Janeiro.
 
Atualmente, os objetivos de Edmar estão focados nas Paraolimpíadas de Pequim, em 2008, e nos mundial de maratonas. Leia mais sobre a história das Paraolimpíadas! Mesmo competindo em provas de rua de 5 e 10 km, a especialidade do atleta é a maratona, tanto que Edmar tem o melhor resultado em maratonas entre os atletas ituanos desde 1985. Caso Edmar conquiste uma medalha em Pequim, seria a primeira medalha olímpica da cidade.
 
Acompanhe com exclusividade o rendimento de Edmar nas prova de 10 km:
Ano Idade Tempo Min/km
1975 17 38’
Comentários