Cotidiano

Publicado: Sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Maior Santuário Mariano do mundo

Maior Santuário Mariano do mundo
É o maior centro de peregrinação religiosa da América Latina
A vila que se formou ao redor da cidade de Guaratinguetá foi emancipada em 1928, tornando-se a cidade de Aparecida (SP), com nome em homenagem a Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Junto ao crescimento da vila, aumentava também a devoção a Nossa Senhora. Isto fez com que as autoridades percebessem que a primeira Basílica, a hoje chamada “Basílica Velha”, precisava ser substituída por outra maior. O início oficial da construção do atual Santuário Nacional de Aparecida data do dia 11 de novembro de 1955.

O templo tem grandes proporções: 173 metros de comprimento, 168 metros de largura, área coberta de 18.000 metros quadrados, cúpula com 80 metros de altura e capacidade para 45.000 pessoas.

Em julho de 1980, o santuário foi consagrado a Nossa Senhora da Conceição Aparecida em missa solene presidida pelo Papa João Paulo II. Em 1984, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) declarou oficialmente a Basílica de Aparecida: Santuário Nacional; "maior Santuário Mariano do mundo".

Atualmente, a população da cidade de Aparecida do Norte é de aproximadamente 36 mil habitantes, segundo o Censo 2007 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Além dos templos religiosos, a cidade também reúne atrações como parque temático, aquário e museus.

A Festa de Nossa Senhora Aparecida, que acontece no dia 12 de outubro, reúne mais de 400 mil fiéis. Aparecida recebe cerca de 7 milhões de romeiros por ano e é o maior centro de peregrinação religiosa da América Latina.
Comentários