Bem estar

Publicado: Quarta-feira, 20 de junho de 2007

Narcóticos Anônimos tem quatro grupos em Itu

Há mais de 13 anos o NA ajuda as pessoas de Itu.

por Deborah Dubner

Nós, de Narcóticos Anônimos, gostaríamos muito de dar mais informações sobre a nossa recuperação, na esperança de alcançar pessoas que necessitam de ajuda e que possam ser auxiliadas pelo nosso programa”, convida o Coordenador do Sub Comitê de Informação ao Público.Esperamos divulgar nossa Irmandade de tal forma que, caso alguém sinta que nosso programa possa lhe ser benéfico, saiba como nos contatar para maiores informações”, finaliza.

Narcóticos Anônimos é uma Irmandade ou sociedade sem fins lucrativos, de homens ou mulheres para quem as drogas se tornaram um problema maior. Os participantes são adictos em recuperação e reúnem-se regularmente para ajudar uns aos outros a se manter limpos.

Atualmente NA está presente em 120 países, sendo que no Brasil existem aproximadamente 800 grupos de recuperação. Quatro deles em Itu.


A Irmandade NA lida com a doença da adicção e a recuperação desta doença: as drogas (ou as drogas) de escolha são irrelevantes. Este é um programa de abstinência completa de todas as drogas.
“Não estamos interessados no que ou quanto você usou. Só nos interessa o que você quer fazer a respeito do seu problema e como podemos ajudar”, explica o Livreto Branco, que faz parte da literatura mais antiga da Irmandade de NA. Uma das chaves do sucesso de NA é o valor terapêutico da ajuda compartilhada. “Acreditamos que a empatia e identificação seja a nossa maior riqueza, que é um adicto ajudando outro adicto”, explica o Coordenador do Sub Comitê de Informação ao Público.


Os membros partilham seus sucessos e desafios para superar a adicção ativa (doença), viver livre das drogas e de forma produtiva, através da aplicação dos 12 Passos e 12 Tradições de NA, que são as ferramentas do programa de recuperação. Os princípios dos 12 passos abrangem: admitir que existe um problema; acreditar em um Poder Superior; buscar ajuda; realizar um profundo auto-exame; identificar os defeitos de caráter; fazer as reparações pelos danos causados; ajudar outros adictos a drogas a se recuperarem.


Como participar


Para ser membro de NA não há restrições sociais, religiosas, econômicas, raciais, étnicas ou de preferência sexual. Qualquer pessoa pode juntar-se ao grupo. O único requisito para ser membro é ter o desejo de parar de usar drogas.
Não há cobrança de matrícula ou taxas.

Em NA não existem profissionais, apenas adictos, pessoas que tiveram problemas com drogas e encontraram a recuperação através das reuniões diárias (fechadas). 

NA também não é internação, somente reuniões. Não há vínculos com nenhuma instituição. Também são realizadas reuniões abertas ao público, convidando a sociedade a participar. Essas reuniões normalmente acontecem uma vez por mês, com o objetivo de levar a mensagem às pessoas que estão usando drogas ou informar o público sobre a existência de NA.

Outra maneira de alcançar as pessoas é através de palestras gratuitas que são realizadas em escolas, associações, entidades, empresas, igrejas, etc.

Leia mais: www.na.org.br

Comentários