Esportes

Publicado: Terça-feira, 7 de maio de 2013

O Ferroviário Atlético Ituano

A mudança de nome da Sorocabana e a era de ouro do clube.

Crédito: Acervo de Nelson Gamberini/Internet O Ferroviário Atlético Ituano
Ônibus que transportava os jogadores do Ferroviário Atlético Ituano, cedido pela Prefeitura de Itu

Até o ano de 1966, a Associação Atlética Sorocabana disputava a quarta divisão do futebol paulista. Neste ano, resolve mudar de nome: se torna o Ferroviário Atlético Ituano, já que a companhia ferroviária que dava nome ao clube foi estatizada.

Nessa mesma época, o Clube Atlético Ituano encerrava suas atividades e o Atlético Ituano se consolidava como principal força do futebol ituano e um dos mais importantes clubes do interior do estado. Mas o período de glórias logo se encerra e o clube chega a disputar a quinta divisão.

Após anos amargurando as divisões inferiores e amadoras do futebol paulista, o Ferroviário Atlético Ituano volta a ser destaque no futebol paulista em 1977. Neste ano, um grupo de esportista da cidade, dispostos a recolocar Itu no profissionalismo, unificou o futebol da cidade em torno do FAI, reativou a Liga Ituana de Futebol e, em 1978, conseguiu disputar novamente o campeonato da terceira divisão de profissionais da Federação Paulista de Futebol (FPF).

Em 1982, a FPF reestruturou seus campeonatos e promoveu o Atlético Ituano à Segunda Divisão. Nesta época, o time já era caracterizado pelas cores atuais: vermelho e preto, sendo por esta razão conhecido como o rubro-negro de Itu. As cores eram as mesmas do extinto Clube Atlético Ituano.

No futebol profissional, a primeira campanha que realmente contagiou a cidade foi em 1984, com o título de campeão da fase classificatória da Segunda Divisão. O clima de euforia com a conquista fortaleceu ainda mais os laços entre o Ituano e os torcedores, dando origem à primeira torcida organizada do Ituano, a TUGI - Torcida Organizada do Galo Ituano, fundada no mesmo ano.

E as coisas só melhoravam para o rubro-negro: em 1989, o Atlético Ituano conquistou o título de Campeão Paulista da Divisão Especial e, consequentemente, o acesso à Primeira Divisão do Campeonato Paulista. Festa na cidade de Itu, que receberia pela primeira vez os tradicionais times da capital, como Corinthians e Palmeiras. 

Comentários