Cotidiano

Publicado: Quinta-feira, 7 de junho de 2012

Chuva cancela confecção dos tapetes de Corpus Christi em Itu

Cerimônia homenageou o idealizador do evento, Alcides Scalet

Crédito: Jéssica Ferrari / www.itu.com.br Chuva cancela confecção dos tapetes de Corpus Christi em Itu
Pela manhã apenas vestígios de serragens podiam ser vistos na rua em frente à Secretaria de Turismo

A chuva cancelou a confecção dos tapetes de Corpus Christi que enfeitaria as ruas centrais de Itu neste feriado, contrariando outra vez a lenda popular que diz que “nunca chove nesse dia”. Pela manhã apenas vestígios de serragens podiam ser vistos na rua em frente à Secretaria de Turismo.

Às 15 horas teve início a tradicional missa, que aconteceu na igreja Matriz de Nossa Senhora da Candelária. 

Durante a Missa o celebrante consagra duas hóstias: uma é consumida e a outra apresentada aos fiéis para adoração. Essa hóstia permanece no meio da comunidade, como sinal da presença de Cristo vivo no coração de sua Igreja.

Homenagem

Pela manhã, o idealizador e responsável durante décadas pela realização dos tapetes de Corpus Christi em Itu, Alcides Scalet, recebeu uma justa homenagem em evento realizado na sede da Secretaria de Turismo de Itu. Por motivos de saúde, Scalet não pôde comparecer a cerimônia, mas deverá assistir ao vídeo gravado pela organização do evento.

Desde 1966, Cide Scalet, como é mais conhecido, realiza a confecção dos tapetes de Corpus Christi que enfeitam as ruas centrais da cidade com borra de café, tampinhas de garrafas, cascas de ovos moídas, serragem, palha de arroz entre outros produtos. Os materiais para a realização dos tapetes são doados pela população ou conseguidos pela organização do evento, que começa a coleta logo após a quarta-feira de cinzas.

Comentários