Cotidiano

Publicado: Quinta-feira, 31 de maio de 2012

Corpus Christi: criador dos tapetes coloridos será homenageado em Itu

Alcides Scalet confecciona os enfeites desde 1966.

Crédito: Renata Guarnieri/AI Prefeitura Itu Corpus Christi: criador dos tapetes coloridos será homenageado em Itu
Tapetes de Corpus Christi atraem milhares de turistas na data

Alcides Scalet - idealizador e responsável durante décadas pela realização dos tapetes de Corpus Christi em Itu - receberá uma justa homenagem na data em que o evento religioso é comemorado (7 de junho). A cerimônia - coordenada pela Secretaria de Turismo da cidade - acontece a partir das 10h30, na sede da Secretaria, localizada na rua Barão do Itaim, 211, centro.

Desde 1966, Cide Scalet, como é mais conhecido, realiza a confecção dos tapetes de Corpus Christi que enfeitam as ruas centrais da cidade com borra de café, tampinhas de garrafas, cascas de ovos moídas, serragem, palha de arroz entre outros produtos. Os materiais para a realização dos tapetes são doados pela população ou conseguidos pela organização do evento, que começa a coleta logo após a quarta-feira de cinzas.

Também há famílias que guardam pó de café, tampinhas de garrafa, durante todo o ano e no dia de Corpus Christi levam tudo pronto para as ruas. “Infelizmente ele já não tem mais condições de continuar à frente da organização, porém está sempre preocupado com o que está sendo feito e nós [da família] já estamos assumindo este compromisso, que é muito importante para a igreja”, comenta Felipe Scalet, neto de Scalet.

Os tapetes de Corpus Christi atraem milhares de turistas na data. Não obstante, a tradição persiste em poucos lugares no país. “Todas as igrejas de Itu são envolvidas no dia, cada comunidade pega um pedaço do tapete para enfeitar e todos se dispõem a acordar cedo e trabalhar duro para poder fazer um grande trabalho em equipe”, conclui Felipe.

Curiosidade

Toda serragem utilizada na confecção dos tapetes é tingida em uma betoneira. Ela é colocada dentro da ferramenta com tinta de celulose e fica girando por alguns minutos, como se fosse uma massa de cimento, até que fique colorida. Após esse processo é despejada no chão e ensacada para ser utilizada nos tapetes coloridos.

Comentários