Cultura

Publicado: Quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Fotos Antigas de Itu: história, amor, beleza e tradição em um só lugar

Imagens revelam faces antigas do município.

Crédito: Arquivo pessoal de Sensa Rizzo Fotos Antigas de Itu: história, amor, beleza e tradição em um só lugar
Imagens de pontos turísticos, cidadãos e pessoas notórias apresentam a velha Itu a partir de uma maneira muito charmosa

Por Tamara Horn

Lembranças e recordações de um tempo que não volta. Memórias cravadas em materiais fotossensíveis que têm a capacidade de transmitir e revelar momentos de uma cidade “quatrocentona”. Estas imagens podem ser vistas e admiradas no grupo denominado “Fotos Antigas de Itu”, criado na rede social Facebook. 

A iniciativa é inspirada no grupo “Fotos Antigas de Salto/SP” criado por Elton Frias Zanoni, em agosto de 2011. A proposta é simples: resgatar as imagens que revelam, através de suas cores, formas e ângulos, a história de uma cidade interiorana e de seus moradores, que têm uma profunda paixão pelo espaço de terra que ocupa. Saiba mais! 

Toda esta nostalgia encantou Deborah Dubner que, inspirada nessa ideia, criou um grupo para a cidade de Itu. "Pelo fato de eu não ter passado minha infância em Itu e nem ter família que morou aqui, apenas dei a largada, esperando que o grupo crescesse com a participação de quem tem raízes fincadas nessa terra”, diz.

Ela também revela o carinho pela cidade e o desejo que tem em ver o grupo evoluir: “Eu tenho apenas o coração ituano, e isso é bastante, mas não é suficiente para fazer o grupo andar. A resposta dos ituanos tem sido lenta, mas evolutiva. Nada que se compare ao que está ocorrendo com o grupo de Salto em termos de motivação e participação, mas o importante é que iniciamos em Itu e, aos poucos, o grupo tem crescido em número de pessoas e publicação de fotos. Espero que isso só evolua, esse é o meu desejo".

"Fotos Antigas de Itu"

A página foi criada em 18 de outubro de 2011 e hoje conta com mais de 148 membros. Até a finalização desta reportagem, 90 fotos tinham sido publicadas em meio de mensagens que participantes deixam sobre suas recordações. Todos podem participar enviando fotos, comentando-as ou simplesmente observando-as e curtindo-as.

Imagens de pontos turísticos, cidadãos e pessoas notórias apresentam a velha Itu a partir de uma maneira muito charmosa. As fotos publicadas são de altíssima qualidade e importância, mostrando as várias faces do município.

O grupo ganhou destaque dos moradores da cidade. “De postagem em postagem vamos conhecendo detalhes de nossa região, através dos arquivos de fotos pessoais dos participantes e de seus familiares, na visão percebida da existência real na história de suas próprias vidas, fortalecendo laços de uma identidade cultural, levando-se em conta que muitos dos documentos históricos existentes já se perderam no tempo, com a pouca valorização e investimentos no resgate e preservação de documentos históricos”, relata Lana de Oliveira, diretora de relações publicas da Assatemec.

Os membros já se encantaram com o grupo, que consegue instigar os olhares mais curiosos. Jovens e adultos fazem parte deste cenário intelectual, histórico e apaixonante que tem muito a dizer sobre a vida.

Amor em evidência

Sensa Rizzo é uma das participantes mais ativas no grupo. “Sempre gostei de colecionar fotos, notícias sobre rádio, cinema, e principalmente revistas sobre cinema, que, infelizmente, com várias mudanças, tudo foi se perdendo. Na verdade, todo mérito dessas fotos por mim incluídas, devo à minha sobrinha Norma Regina Mazulo”.

Ela também lamenta o fato de que poucos membros divulgam fotos frequentemente. “O que tenho observado é que poucos têm colaborado. Tenho certeza que muitas famílias ituanas têm fotos de familiares onde possamos ver parte da nossa cidade antiga. É preciso mais colaboração para que possamos reviver com alegria e saudade do nosso passado”.

Para a estudante de comunicação social Marília Monteiro, o espaço é uma volta aos bons tempos da cidade. “Sou apaixonada por fotografia, principalmente a analógica, e por história. Ter acesso às fotos antigas de cada cantinho da cidade 'quatrocentona' onde nasci é viajar no tempo. Ao ver como as ruas eram, as lojas que tinha, o modo como viviam, lembro de minha avó contando o quanto gostava de trabalhar 'no comércio'”, diz a jovem.

“Encanta-me tanto o aspecto fotográfico, quanto a sensação de me transportar pra uma época que, apesar de não ser tão distante, era completamente diferente... De encher os olhos e o coração”, finaliza a estudante.

O turismólogo Fábio Grizoto elogia o grupo no Facebook. “Este grupo é uma ótima iniciativa que promove a história de Itu através de imagens, estimulando a curiosidade dos mais jovens para saber quais foram as transformações da cidade, já os mais velhos relembram locais que não mais existem e pessoas que já se foram”, diz. “Muitas fotos postadas nos dão pistas da história local, não detalhada em livros ou documentos antigos. Fico feliz de poder colaborar com imagens que obtive com o Maneco do Tonilu, grande curioso de nossa história”, relembra.

Que tal abrir o seu baú de memórias, reviver momentos e compartilhar sentimentos e lembranças? Relembrar histórias faz bem para a alma, o coração e os olhos de outrem. Participe você também deste espaço encantador!

Comentários