Sustentabilidade

Publicado: Quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Mais de 10 mil árvores são plantadas em Itu em um dia

1,5 mil alunos de escolas urbanas e rurais participaram.

Crédito: AI / Prefeitura de Itu Mais de 10 mil árvores são plantadas em Itu em um dia
Ação é resultado do 'Dia Estadual e Municipal de plantio de árvores nativas'

O Dia Estadual e Municipal de plantio de árvores nativas (27 de fevereiro) foi celebrado em grande estilo em Itu. Aproximadamente 1,5 mil alunos de escolas urbanas e rurais, associações e moradores de bairros, funcionários públicos e da iniciativa privada, e membros da sociedade civil em geral, plantaram mais de 10 mil árvores (entre nativas e frutíferas), em 17 locais de plantio.

Presente no plantio, o prefeito Herculano Passos comemorou as mais de 10 mil árvores plantadas em Itu e lembrou que foi iniciativa do seu governo, criar uma Secretaria de Meio Ambiente, ampliando e diversificando ações socioambientais que garantiram para Itu, o Selo do Município Verde Azul por três anos consecutivos.

Também participando do plantio, a deputada estadual Rita Passos, autora do projeto que instituiu o dia 27 de fevereiro como o “Dia Estadual e Municipal de plantio de árvores nativas” parabenizou todos os envolvidos nas ações que, segundo ela, “aumentam a qualidade de vida para as futuras gerações ituanas”.

O secretário municipal de Administração, Antonio Tuíze, que também plantou árvores nesta data, fez questão de lembrar que Itu “está no caminho certo quando o assunto é meio ambiente”. “O novo prédio da Prefeitura de Itu será o primeiro prédio público verde da América Latina”, disse.

Para encerrar o plantio, o prefeito e a deputada, acompanhados por secretários, vereadores e demais autoridades, participaram de uma cerimônia no Parque Geológico do Varvito, onde diplomas foram dados aos representantes das instituições participantes do plantio. Após a diplomação, Herculano e Rita Passos realizaram o plantio de uma muda de Ipê, uma das árvores símbolo do Brasil.

Preparação

A secretária municipal de Meio Ambiente, Patricia Otero, explicou que cerca de 200 toneladas de entulho foram retiradas de áreas degradadas antes de receberem as mudas. Ainda segundo ela, o município forneceu 750 quilos de adubo e 750 quilos de calcário, além de 10 metros cúbicos de compostagem, para a efetivação do “Dia Estadual e Municipal de plantio de árvores nativas”. A secretária comentou que a Prefeitura de Itu produz e utiliza composto orgânico a partir das podas e folhas de árvores, realizadas pela secretaria de Meio Ambiente.

Fora o fato de embelezarem a paisagem, ruas e quintais, as árvores absorvem o gás carbônico diminuindo o efeito estufa e liberando oxigênio gratuitamente, um elemento vital para todos os seres vivos. As árvores também servem de abrigo e alimento para aves e outros animais.

Leia também: Quatro anos se passaram desde o "Itu Pela Vida - Plante Essa Ideia"!

Comentários