Sustentabilidade

Publicado: Segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Quatro anos se passaram desde o "Itu Pela Vida"!

Como está a área do mega-plantio? Evento histórico da cidade!

Crédito: Camila Bertolazzi / Itu.com.br Quatro anos se passaram desde o "Itu Pela Vida"!
Itu receberá R$ 6.376.654,82 que deverão ser aplicados na construção de um Parque Ecológico ao lado da futura Prefeitura de Itu

Veja as fotos desta notícia no Flickr

Por Camila Bertolazzi

27 de fevereiro de 2008.
Data histórica para Itu. A cidade assistiu a maior mobilização popular de seus quase 400 anos: um mega-plantio que incorporou à natureza 30.550 mudas de árvores, plantadas em apenas 45 minutos por mais de dez mil voluntários.

27 de fevereiro de 2009. Abandono. A equipe do Itu.com.br visitou a área do plantio e a decepção foi total ao nos depararmos com um terreno cheio de mato, troncos caídos, pista danificada e tudo mais que empresta ao local ares de descuido e falta de comprometimento. No mesmo dia, a prefeitura organizou um evento onde plantou 400 mudas no bairro Jardim Paraíso I. A ação marcou o primeiro aniversário do ousado projeto “Itu Pela Vida – Plante Essa Ideia”.

27 de fevereiro de 2010. Um sinal de esperança. Um ano depois voltamos ao local do futuro Parque Ecológico e nos alegramos com o resultado. Flores, frutos e pássaros se misturaram às belas árvores – algumas com mais de dois metros. Para manter o cuidado, a prefeitura de Itu criou o Batalhão Florestal composto por oito homens que percorrem todas as áreas de plantio sob responsabilidade da Secretaria de Meio Ambiente.

27 de fevereiro de 2011. Nova realidade. A área do mega-plantio, que inicialmente deveria abrigar um parque ecológico, recebeu novos vizinhos: asfalto, postes de iluminação e casas e edifícios em construção. A principal reclamação do nosso convidado, o consultor ambiental Gabriel Bitencourt, foi que “infelizmente todos os mega plantios acabam sendo um acontecimento político feito para mostrar que a prefeitura se preocupa com o meio ambiente”.

27 de fevereiro de 2012

A nossa convidada nesse aniversário de quatro anos é a educadora ambiental e colunista do site, que muito tem feito pelo Meio Ambiente, não só em Itu, mas em toda a região: Patrícia Otero. Atuante em escolas, empresas e associações, ela coordenou um dos grupos do mega-plantio, do qual a equipe do Itu.com.br fez parte, e hoje é a atual secretária de Meio Ambiente de Itu.

Durante a visita, uma ótima notícia – finalmente - foi nos dada. O projeto para criação de um parque ecológico naquela área foi desenhado e teve a verba liberada pelo Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (DADE). A informação foi publicada no site da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo.

Itu receberá R$ 6.376.654,82 que deverão ser aplicados na construção de um Parque Ecológico ao lado da futura Prefeitura de Itu (próximo ao local do Mega Plantio de 2008) e na construção de um Parque Ecológico no bairro Cidade Nova. A liberação deste valor se deu após aprovação dos projetos pelo Conselho de Orientação e Controle do Fundo de Melhoria das Estâncias (COC).

Segundo Patrícia Otero, o projeto foi desenhado pelo arquiteto Jorge Vernaglia, e deve conter anfiteatro ao ar livre, pista de caminhada, pista de ciclismo, centro educativo e sede administrativa do parque, quiosque, parquinho, academia ao ar livre e banheiros. “Estamos esperançosos para que isso se torne realidade o quanto antes; um recanto para os ituanos desfrutarem”, afirma.

Um deck ligará o centro educativo, localizado atrás do Colégio Integrado Monteiro Lobato, ao prédio da prefeitura, passando por cima do córrego Taboão, que deverá passar por obras de drenagem urbana e controle de erosão. No local, haverá atividades socioambientais.

O projeto da Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com as Secretarias de Administração e de Planejamento, promete uma área verde com infraestrutura voltada para qualidade de vida e ambiental, além de valorizar o loteamento residencial “Itu Novo Centro”. Mas, para isso, algumas mudas deverão ser remanejadas.

As notícias são boas, mas ainda não têm prazo para serem concluídas. Até lá, o único cuidado com a área são as limpezas trimestrais, e a adubação com composto orgânico, que acontece semestralmente com o auxílio dos alunos de escolas públicas e particulares.

Primeira Prefeitura Green Building

A futura sede da Prefeitura de Itu segue um novo conceito de construção denominado Leed New Construction, uma certificação internacional dada aos Green Buildings, isto é, para aqueles edifícios que atendem exigências relacionadas à sustentabilidade. A construção do prédio busca a economia de itens, como energia elétrica (redução de 30%), água (50%), emissão de gases (35%) e em até 60% de redução em geração de resíduos. O novo espaço, com o anexo da Secretaria da Educação, está sendo implantado em terreno de 51.439,87m² e terá 8.900,28m² de área construída. A inauguração estava prevista para fevereiro deste ano, mas as obras estão atrasadas, e o prédio deve ficar pronto em junho.

Comentários