Sustentabilidade

Publicado: Sábado, 12 de dezembro de 2009

Manifesto mundial pelo clima

Hoje, estamos reunidos aqui, e com as comunidades de muitos cantos do mundo, comprometidos a trabalhar para salvar nosso planeta.

O frágil equilíbrio da Terra, que sempre nos sustentou está mudando, e estamos sendo afetados com isso.
 
Estamos causando o aquecimento global, e com isso o derretimento das calotas polares e florestas estão morrendo, e esse ciclo destrutivo pode ir além do nosso controle dentro de apenas 5 anos.
 
A mudança climática parece estar longe para alguns. Mas para outros, a mudança climática já é uma devastação de vida.
 
Podemos salvar a nós mesmos, mudando a energia que alimenta as nossas sociedades. Podemos parar de queimar óleo, carvão e madeira. Podemos mudar para a energia solar e eólica. Mas devemos fazer isso todos juntos, e devemos fazer agora!
 
As decisões que tomamos hoje vão decidir o futuro da humanidade.
 
É por isso que estamos hoje aqui em Itu unidos a 2.000 eventos em 130 países em todo o nosso planeta, para iluminar o mundo com um pedido de ação como um sinal de esperança.
 
Apelamos aos nossos governantes a tomarem medidas urgentes e a aprovarem um acordo sobre o clima que seja real.
 
Um verdadeiro negócio deve ser ambicioso. Queremos um acordo que irá parar e reverter o crescimento das emissões de carbono prejudiciais no prazo de 5 anos, e retornar rapidamente ao um nível seguro.
 
Um verdadeiro negócio deve ser justo. Queremos um acordo que destine recursos para ajudar países pobres a fazer sua parte para resolver esta crise, que não foi criada por eles.
 
Um verdadeiro negócio deve ter força legal. Nós não permitiremos promessas vazias. Queremos um acordo que torne a proteção do nosso planeta a lei de todas as terras.
 
Este é o acordo mais importante do nosso tempo e cada país deve ser parte da solução.
 
Neste momento em Itu nos reunimos como cidadãos globais com o propósito comum e por um destino comum. Esta é uma oportunidade para construir um mundo que poderemos nos orgulhar de deixar aos nossos filhos e netos.

Nosso movimento está acordado, este é o momento de aproveitar. O futuro é nosso: e a mensagem é clara: Itu e o mundo querem um acordo real!
Comentários