Bem estar

Publicado: Quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Agulhas Milagrosas: Acupuntura faz sucesso em Itu

Saiba tudo sobre essa técnica milenar chinesa!

Crédito: Arquivo do Itu.com.br Agulhas Milagrosas: Acupuntura faz sucesso em Itu
A Acupuntura nasceu há milhares de anos, na China
Por Guilherme Martins

Uma técnica milenar chinesa que surgiu há milhares de anos e destina-se a cura, tratamento e prevenção de diversas doenças e no bem-estar do corpo. Essa é a finalidade da Acupuntura.
Este método que, com o passar dos anos, vêm conquistando mais e mais adeptos, consiste na utilização de finíssimas agulhas inseridas em pontos específicos do corpo.
De acordo com a medicina tradicional chinesa, os pacientes possuem dois corpos, sendo um corpo físico e um corpo de energia. “Toda doença começa primeiro no corpo de energia e se não for tratada, evolui e comete o corpo físico”, comenta o doutor Rafael Tatonetti, acupunturista do Instituto Dr. Rafael Tatonetti.
O principal diagnóstico da Acupuntura (diagnóstico pulsológico) é feito através do contato dos dedos do profissional com os dois punhos do paciente, que tem como finalidade detectar as doenças do corpo energético e também definir quais os pontos que devem ser utilizados para o tratamento.
O paciente pode ser submetido à técnica em qualquer faixa etária. A dona de casa Rosane Menabó tentou todos os medicamentos possíveis para tratar os seus problemas de coluna e depressão, porém, só encontrou a cura nas milagrosas agulhas da técnica chinesa.
Rosane fazia uma sessão por semana e no começo não sentiu muita diferença, mas depois da terceira semana, seus problemas de saúde foram desaparecendo. “Agora está tudo normalizado, mas eu continuo fazendo para manter o meu bem-estar”, afirma.

E para quem pensava que essa técnica é praticada exclusivamente por mulheres, se engana. Por não gostar de medicamentos, o mestre de cerimônias da prefeitura, Luis Roberto, também aderiu às agulhas para curar seus problemas de coluna. “Os remédios que eu tomava amenizavam minha dor, mas não curavam a causa do problema e ainda me faziam mal”, conta.
Depois de fazer Acupuntura por um ano, Luis teve seus problemas curados e nunca mais voltou a sentir as dores. “Recomendo a técnica para qualquer um, porque é muito bom”.
Origem
A Acupuntura é um dos tratamentos mais antigos e teve sua origem na China, há mais de 2500 anos. As raízes de sua filosofia estão nos ensinamentos tradicionais do Taoísmo, que promove a harmonia entre os humanos e o mundo a sua volta, assim como um equilíbrio entre o yin e o yang.
Atribui-se o nome Acupuntura, a um jesuíta europeu que retornando da China, no século XVII, adaptou os termos chineses Zhen Jiu, juntando as palavras latinas Acum (que significa agulha) e Punctum (picada ou punção).
Métodos Alternativos
Outro meio alternativo de se fazer Acupuntura é através dos raios laser. O laser usado é o "soft laser" de He-Ne (Hélio-Neon) ou Ar-Ga (Arsenieto de Gálio). O "soft laser" ou laser de baixa potência não tem poder destrutivo como o usado pelas indústrias, que cortam chapas de aço, pois a função é apenas estimular os pontos de Acupuntura.
Esta estimulação ocorre graças à absorção da radiação luminosa pelas células do ponto cutâneo escolhido.
O uso do laser na Acupuntura tem algumas vantagens em relação ao uso das agulhas. O método é realizado com a aplicação (emissão do raio laser) nos mesmos pontos da Acupuntura tradicional. A diferença é que ao invés do uso de agulhas é usada apenas a luz do laser.

Porém, de acordo com o doutor Tatonetti, o uso do laser não é caracterizado como fruto da técnica chinesa, já que a mesma restringe a Acupuntura ao uso das agulhas.
Comentários