Sustentabilidade

Publicado: Segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Porto Feliz se mobiliza para implantar cooperativa

Consultor do Sebrae esteve na cidade reunido com catadores.

Porto Feliz está bem perto de ganhar uma Cooperativa de Reciclagem. O consultor do Sebrae-SP, José Galba Aquino, esteve na cidade e reuniu-se com os catadores para orientá-los com relação à implantação da cooperativa no município. O prefeito Cláudio Maffei acompanhou a reunião com os catadores de recicláveis, que foi realizada no Paço Municipal.
 
A Prefeitura se disponibilizou em ceder uma área para a montagem de um barracão e o Sebrae ajudará os interessados na implantação. Uma nova reunião será marcada, uma vez que é necessária a adesão de, pelo menos, 20 pessoas para o começo da cooperativa. Os agentes responsáveis pelo Posto Sebrae de Atendimento ao Empreendedor de Porto Feliz, Viviane Gutierres Corrêa e Josué Zorobe Tomé, informaram que há muitas dúvidas por parte dos catadores de recicláveis, principalmente na questão da divisão de tarefas e lucros.
 
Segundo os agentes, a cooperativa pode trazer inúmeros benefícios sociais e ambientais, empregando pessoas, diminuindo o impacto ambiental pela destinação responsável e ambientalmente correta dos resíduos sólidos urbanos recicláveis. “Ou seja, milhares de toneladas deixam de ir para os lixões e aterros sanitários”, frisaram. “Por ser mais organizada do que os catadores, as cooperativas acabam conquistando a simpatia dos moradores que, por sua vez, retribuem, firmando convênio para coleta de materiais ou simplesmente entregando os recicláveis em seus depósitos”.
 
Os cooperados trabalham em local com estrutura própria para o recebimento e separação de materiais, com roupas e acessórios de proteção individual como uniformes, luvas, botas, luvas especiais para manipular vidros, madeiras e demais materiais cortantes. “Estes equipamentos diminuem em 90% o risco de infecções adquiridas no manuseio do material”, acrescentaram.
 
Ainda de acordo com os agentes, grandes redes de comércio preocupadas com o meio ambiente e com o descarte do lixo de sua empresa, destinam em forma de doações todo o material reciclável para as cooperativas. “As empresas vêem nessa parceria ma solução mais econômica de descartar seus resíduos e diminuir o impacto ao meio ambiente”, explicaram.
Comentários