Entretenimento

Publicado: Terça-feira, 14 de outubro de 2008

Itu ganha DVD sobre Monumentos Históricos

DVD sobre patrimônio ituano será lançado nesta quinta.

Itu ganha DVD sobre Monumentos Históricos
Quadro de Almeida Júnior é valorizado na capa do DVD
No dia 16 de outubro, no Regimento Deodoro (Quartel de Itu), às 9h, será apresentado em primeira mão para a imprensa local e regional o documentário dirigido por José Antônio Barros Freire, mesmo realizador do projeto Monumentos de São Paulo. Leia entrevista exclusiva!
 
Além do diretor Barros Freire, deverão estar presentes na entrevista coletiva de lançamento professor Júlio Moraes, maestro Chiquinho de Moraes e professor doutor Paulo César Garcez Marins, sendo todos também participantes do DVD ao lado de outros especialistas.
 
O vídeo retrata monumentos históricos como Espaço Cultural Almeida JúniorFazenda Capoava, Chácara do Rosário, Museu Republicano, a Casa Imperial, a Fábrica São Luiz, Igreja do Carmo, Igreja do Patrocínio e Igreja da Matriz, entre outros. Entre as pessoas entrevistadas que integram o DVD, estão Mylton Ottoni, Neca Setúbal, Jonas Sousa, João Pacheco, Luis Roberto de Francisco, Maria Lucia Caselli, entre outros nomes importantes da história e da cultura ituana.
 
Trilha Sonora
 
Entre as inúmeras preciosidades que o DVD comporta, uma delas sem dúvida é a trilha sonora. Editado em linguagem jornalística, tem em sua trilha musical peças restauradas de Jesuino Montecarmelo, Elias Lobo e Tristão Mariano, gravadas pelo Coral Vozes de Itu e  Maestro Ricardo Bernardes. As faixas  da harpa  e do alaúde  foram gravadas  no Conservatório Musical de Tatuí. “Na pintura, utilizamos ilustrações  dos arquivos do Museu do Ipiranga, Miguelzinho Dutra e Almeida Jr. Na música, usamos uma gravação primorosa, realizada nos estúdios da Universidade do Texas pelo Maestro Ricardo Bernardes da música que Jesuíno Montecarmelo fez para a inauguração da Igreja do Patrocínio. Tivemos também composições de Tristão Mariano e Elias Lobo, e músicas emocionantes do Coral Vozes de Itu”, conta o diretor Barros.

Um dos destaques é o Hino Pange Língua, a quatro vozes e baixo contínuo, de Frei Jesuíno do Monte Carmelo. A música sonoriza o trecho com depoimento do Prof. Percival Tirapeli e Prof. Julio Moraes sobre e Igreja Nossa Senhora do Patrocínio - construída por ele (inaugurada  por seu filho Elias, em 1820). 
Frei Jesuíno do Monte Carmelo é apontado por Mario de Andrade, por sua pintura e talhas, como símbolo do Barroco Paulista.

Parcerias

A coordenação do projeto ficou a cargo de Ivete Gonzalez, a gerência Executiva é de Guilherme Marcondes e a arte foi executada por Juliano Shigueru e Tom Maia, autor de diversos livros e consagrado internacionalmente.
 
O DVD Monumentos Históricos de Itu recebeu o aval do Conselho de Planejamento dos Festejos de Comemoração dos 400 anos da Estância Turística de Itu e contou com o apoio da Prefeitura da Estância Turística de Itu, através da Secretaria Municipal de Cultura.
 
O patrocínio ficou a cargo das empresas GasNatural São Paulo-Sul e Hydro Acro, através do PAC (Programa de Ação Cultural Programa) da Secretaria de Estado da Cultura, que permite abatimento de até 3% do ICMS devido em contrapartida ao incentivo de projetos culturais.
 
Continuidade
 
Monumentos de Itu é o segundo documentário desta série. O diretor afirma que pretende evoluir neste trabalho, retratando cidades vizinhas como Porto Feliz (Caminho dos Bandeirantes) e Sorocaba (Tropeirismo). E tudo indica que um novo documentário sobre os monumentos de Itu que ficaram de fora ainda venha a ocorrer. “Dá pra ficar o resto da vida fazendo Itu”, brinca Barros.
 
O documentarista conta que quando iniciou as gravações, a previsão era de fazer um documentário com 30min, mas acabou ficando com 50mins. “Foi extremamente enriquecedor espiritual e profissionalmente. Comecei na Semana Santa, foi lindíssimo, eu levitava enquanto estava gravando. Todo esse sentimento foi direcionado para o trabalho e isso impactou toda a equipe”, declarou emocionado.

Distribuição
 
Após o lançamento do DVD, uma entidade assistencial ou cultural de Itu receberá autorização para duplicação e venda dos DVDs, que será revertida em benefício da própria entidade.
Comentários