Economia & Negócios

Publicado: Quinta-feira, 3 de julho de 2008

Evento em Itu aborda eleições no cenário digital

Eleições 2.0 mostrou como a Internet está mudando a política

Crédito: Deborah Dubner / www.itu.com.br Evento em Itu aborda eleições no cenário digital
O jornalista José Marcio Mendonça participou do debate

 

“Quem não entende de Nova Política terá problemas com governança. Estamos nos dirigindo a uma e-republica que estará atenta 24 por 7.”(Alan Dubner, empresário e consultor em marketing digital e mídia social)

Um evento inédito reuniu cerca de 60 pessoas em Itu, para ouvir e debater sobre a influência da Internet na mudança do cenário político. O evento contou com a presença de especialistas de Itu e São Paulo e mostrou a políticos, candidatos e interessados no tema uma visão sobre como utilizar as redes sociais na política.  
 
“Os candidatos podem ter na rede um instrumento eficaz de comunicação com os seus eleitores”, afirma Alan Dubner, especialista em mídias sociais e diretor da e-research, que palestrou no evento. Alan apresentou o novo cenário no qual, segundo suas palavras, a política nunca mais será a mesma. “Uma única mão terá o poder de influenciar dezenas, que influenciarão milhares, que por sua vez o farão com milhões”, alertou o especialista.
 
Um dos temas abordados pelo palestrante Cadu Lemos, consultor de marketing, foi a eleição presidencial dos Estados Unidos. Lemos apresentou um estudo de caso detalhado sobre como o atual candidato democrata, Barack Obama, utilizou as novas mídias para amplificar o seu discurso junto aos eleitores, principalmente entre os mais jovens. "O que aconteceu com Obama vai se repetir de alguma forma na nossa eleição em 2010", afirmou. O fenômeno Obama, realmente, impressiona pela forma inteligente que o senador por Chicago utilizou a rede para reduzir o favoritismo da sua adversária Hillary Clinton. Só no Facebook, Obama atingiu a impressionante marca de 1 milhão de apoiadores. No Youtube, os vídeos dos candidatos foram vistos cerca de 51 milhões de vezes.
 
Outro assunto largamente abordado foi a questão legal da campanha eleitoral aplicada aos meios digitais, que está, ainda, completamente indefinida e instável. Nem mesmo os advogados, alguns presentes ao evento, têm clareza sobre a condução de casos que envolvem a criação e propagação de blogs, orkuts e similares.
 
Durante o debate, onde participaram os jornalistas José Marcio Mendonça e Manuel Fernandes, o especialista em pesquisa e tecnologia Roberto Mayer e o técnico de Internet Ivan Vasconcelos, diversos temas foram discutidos com o público presente. Entre as polêmicas mais fortes, um dos destaques foi o novo perfil político que despontará nos próximos tempos: “Eu vejo essa ferramenta como um caminho inexorável para uma espécie de democracia direta. As soluções políticas terão que ser consultadas pela Internet. E esta transição está exigindo um novo político, que tenha conteúdo”, afirmou Mendonça.  E Fernandes, diretor da empresa Bites, complementou: “ Sabemos que vem uma onda incontrolável. Precisamos de candidatos 2.0. O perfil do político vai mudar radicalmente!”
 
Outra característica forte do meio digital está ligada à velocidade, interatividade e movimentos coletivos. “Decidir tudo sozinho e por conta própria é uma coisa que não vai mais existir”, disse Mayer, que declarou que há muitos anos participa de uma comunidade virtual direcionada para executivos. Sobre a interatividade, o jornalista José Marcio que tem larga atuação em grandes mídias impressas e em rádio, deu o seu depoimento: “Eu tenho muito mais retorno nos meios digitais. O que eu escrevo retorna para mim às vezes horas depois, por vias que eu nem sabia”.
 
Mas será que a Internet não é utilizada apenas por uma pequena parcela da população, em especial a elite brasileira? Quem esteve presente certamente mudou esse conceito arraigado. Não é mais assim! “Eu trabalho com capacitação de pessoas da periferia. Existem hoje os Telecentros e um milhão e meio de usuários da Internet. Essas pessoas acessam diariamente os e-mails, e ficam em fila de espera cerca de duas horas para utilizar o computador”, declarou Luzia, uma das participantes do evento, diante dessa questão.
 
"Eleições 2.0 – Como a Internet está mudando a política" foi promovido pela empresa e-research e contou com o patrocínio da Bites e apoio do Gandini Hotel e portal itu.com.br. “Gostaria de ressaltar a qualidade do Gandini Hotel. Gostei da sala do evento, do atendimento do pessoal e a da atenção que todos dedicaram ao grupo. Realmente, o Gandini figura entre os melhores hotéis que conheço, e olha que não são poucos”, afirmou Manuel Fernandes, patrocinador do evento.
 
Em função do grande sucesso, os organizadores pretendem replicar o evento em outras cidades. Uma nova palestra já está marcada para o dia 12 de agosto, às 18 horas, no Interop, evento líder mundial em Business Technology, agora no Brasil.

Leia mais: www.eleicoes20.com.br

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