Esportes

Publicado: Quinta-feira, 29 de agosto de 2002

Ex-goleiro do Ituano é homenageado na entrega de campo de futebol à população da cidade

Ex-goleiro do Ituano é homenageado na entrega de campo de futebol à população da cidade

A inauguração foi realizada na Praça do local, fora das instalações oficiais, e estavam presentes na cerimônia: "Mão de Onça", parentes e vários amigos do homenageado, atletas dos gloriosos tempos do ituano: Nim, Júlio Bolognesi, Passarinho, Lisca, Edson Purgato, Aroldo e Marcos Guerra, a Deputada Estadual Maria do Carmo Piunti, o vice- prefeito Carlos Pinheiro, os vereadores Olavo Volpato, Fátima Scavachini, João Marciano, Tininho Cremasco, Celso Magalhães e Osmar Barbosa.
No início da cerimônia de inauguração do campo, houve o desfile das 10 delegações que participam em Itu da “Copa Cidades Irmãs”, envolvendo 20 equipes (10 de Itu e 10 de Sorocaba), com patrocínio da Umbro. No desfile de abertura em Itu (cerimônia simultânea foi realizada pelas outras 10 equipes em Sorocaba), participaram cinco equipes de Itu e 5 de Sorocaba.
A homenagem se deu através do Decreto 194 de 25 de Agosto de 2002, considerando que Durval de Moraes, "Mão de Onça", nasceu em 07 de novembro de 1931, iniciou sua carreira no juvenil do esporte Clube Oficinas Irmão Gazzola, e já em 1947 chegou à categoria principal da equipe.
Em 1953, “Mão de Onça” foi o primeiro goleiro do Ituano Futebol Clube (fundado em 1953), destacando-se como maior expressão do interior paulista. “Mão de Onça” pertenceu ainda ao famoso “Marechal de Ferro”, o Clube Atlético Ituano dos tempos românticos, sendo bi-campeão da terceira divisão do Futebol paulista, nos anos de 1954 e 1955. Passou também pelo São Paulo F.C e Clube Atlético Juventus, com atuações por várias vezes frente ao “Rei” do futebol Edson Arantes do Nascimento, o Pelé.
Comentários