Sustentabilidade

Publicado: Quarta-feira, 6 de junho de 2007

Varvito de Itu - Linha do Tempo

Crédito: Lilian Araujo Sartório/ www.itu.com.br Varvito de Itu - Linha do Tempo
Pátio da Varvito do Parque
1938 - Identificação das lajes de Itu como varvito, pelo geólogo Othon H. Leonardos, do então Serviço do Fomento da Produção Mineral do Brasil. Embora outras ocorrências de rochas similares fossem já conhecidas no sul do Brasil, Leonardos considerou a pedreira de Itu como: “A mais linda exposição de varvito encontrada no país”. O local tornou-se desde então geologicamente conhecido e notável, passando a ser frequentemente visitado e incluído em roteiros de excursões geológicas.

1974 - tombamento parcial da pedreira, pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, atendendo à proposta do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo (CONDEPHAAT)

1993 – desapropriação, pela Prefeitura Municipal de Itu, de toda a área da pedreira e arredores, num total de 44.346 m2, incluindo a parte anteriormente tombada

1995 - construção do Parque do Varvito, pela Prefeitura do Município de Itu. O parque é o segundo do gênero instalado no Brasil e buscou integrar a proteção e valorização do importante monumento geológico representado pela pedreira de varvito, com o aproveitamento planejado e racional da área para atividades de lazer, cultura e educação ambiental. O local está dotado de infra-estrutura adequada para as suas múltiplas finalidades e tem sido freqüentado intensamente pela população local e por visitantes de outras cidades do Estado de São Paulo e Brasil.
Comentários