Colunistas

Publicado: Quarta-feira, 12 de maio de 2004

Homeopatia funciona?

As vezes nos deparamos com um fluxo de informações na contra mão das evidências clínicas e científicas, mas intensivamente temperado pela influência da mídia.

Não cabe agora uma apologia filosófica sobre o funcionamento da homeopatia, ciência reconhecida há mais de 200 anos, especialidade médica pelo conselho Federal de Medicina e Associação Médica Brasileira, terapêutica aceita por mais de 60 % da população.

A homeopatia já conquistou seu espaço, mesmo que sua comprovação não seja na lógica da ciência convencional. Há muitos anos a homeopatia recebeu respeito e crédito da ciência e do mundo leigo, pois cura doenças, mexe com a qualidade da saúde e resgata a visão holística do organismo.

O médico homeopata é aquele que agrega aos conhecimentos comuns a todos médicos , os conhecimentos específicos da Homeopatia e precisa de no mínimo 8 anos de estudos para se tornar um especialista. É um médico que como outros examina, pede exames, faz diagnóstico, indica tratamentos, promove a saúde, previne doenças e sempre que o caso permitir, opta pela terapêutica homeopática.

A homeopatia utiliza como remédios substâncias bastante diluídas, que liberam energia de poder curativo, incontestável apesar da ciência tradicional não acatar modelos de experimentos contrários aos paradigmas existentes, mas que dentro da ciência homeopática seguem princípios e leis e que geram novos protocolos que consolidam a homeopatia como terapêutica baseada em evidências (ironicamente princípio fundamental da ciência tradicional)
Pare para pensar, mas quando vamos num pediatra ruim, trocamos de pediatra, quando vamos num homeopata ruim, culpamos a homeopatia.

Por isso, com ou sem influência da mídia, considere a seriedade dos profissionais que lidam com a homeopatia de forma clara, eficiente e elucidativa.

Assim como qualquer terapêutica, a Homeopatia não tem o poder absoluto da cura e nem se opõe à tecnologia ou outras formas de tratamento. E não precisa de céticos e “mágicos” que ofereçam um milhão de dólares pela sua credibilidade.

Bom senso é a palavra chave. Conhecimento e seriedade são precursores dos tratamentos bem sucedidos.

A Homeopatia deixou de ser uma medicina alternativa e hoje é uma alternativa na Medicina.

Você já experimentou ?
Comentários