Colunistas

Publicado: Quarta-feira, 27 de maio de 2015

Ituano brinca com a sorte, mas está nas oitavas

Crédito: Carlos Costa/Futura Press Ituano brinca com a sorte, mas está nas oitavas
O lateral-esquerdo Peri em disputa de bola com o atacante Bruno Henrique do Goiás

O Galo Ituano deu margem ao sofrimento, mas se classificou para as oitavas de final da Copa do Brasil. Perdeu por 3 a 1 para o Goiás-GO, mas com o gol fora de casa avançou. Fez o mínimo possível para conquistar o objetivo. Deu certo, mas o final poderia ser outro. Rifar a bola constantemente e marcar com as linhas de defesa recuadas são algumas das melhores maneiras para ver um adversário reverter um placar adverso. Claro que se deve parabenizar o trabalho do clube em conseguir uma notória qualificação às oitavas de final do principal torneio nacional de mata-mata. Mas o jogo de volta poderia ter sido muito mais tranquilo após a ótima vantagem conquistada em Itu. Ainda mais no momento que Ronaldo, de pênalti, empatou aos 33 do segundo tempo. O time goiano precisaria de três gols em pouco mais de 15 minutos. E quase conseguiu.

Jogo movimentado
No primeiro tempo o Ituano foi muito atacado pelo setor esquerdo de sua defesa. Foi a partir de um cruzamento de lá, que Erik completou sozinho para abrir o placar. A zaga rubro-negra marcou a bola e esqueceu o artilheiro adversário. 

No segundo tempo, a postura foi melhor. Com a marcação mais adiantada, o Goiás chegava esporadicamente. Após o empate com Ronaldo (atual artilheiro da competição com cinco gols), o Galo afrouxou. Em seguida, sofreu o segundo e deu vida aos goianos, que se animaram. 

O goleiro Fábio fez cera em dois momentos. Atitude antidesportiva que rendeu um cartão amarelo e mais sete intermináveis minutos de acréscimo. Os Esmeraldinos fizeram o terceiro aos 42 e precisavam de mais um para se classificar. Em seguida numa falha decisiva de Nahylhor, o Goiás quase fez o Ituano pagar pelo preciosismo. 

A melhorar
O Ituano não pode perder tantos gols feitos em um torneio de mata-mata, jogando fora de casa contra um time de elite nacional, como o Goiás. E nem se trancar em sua defesa, permitindo o adversário o sufocar. Isso pode servir de lição para as fases seguintes, quando o Ituano terá pedreiras ainda maiores. 

Gigante de Itu
Em três participações na Copa do Brasil é a segunda vez que o Ituano chega a essa fase. A última foi em 2005 quando perdeu para o Atlético Mineiro. O Goiás é o segundo da elite nacional que o Ituano elimina nessa Copa do Brasil. O primeiro havia sido o Joinville-SC.

A campanha é admirável, e poucos imaginavam que o Galo chegaria às oitavas junto aos gigantes do futebol brasileiro. É o rubro-negro marcando, mais uma vez, seu nome no cenário nacional. 

Próxima fase
Alguns times fazem o jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil somente em julho. O Ituano vai ter que esperar mais de dois meses para conhecer seu adversário e voltar a entrar em campo. Os confrontos das oitavas de final serão conhecidos através de sorteio.

Times do pote 1 enfrentarão times do pote 2. O Galo de Itu estará no 2. No 1 estão os cinco times da Libertadores (Corinthians, São Paulo, Cruzeiro, Atlético-MG e Internacional) além do Fluminense, que entram no campeonato nesta fase. Os outros dois times do 1° pote serão os com melhor ranking da CBF. Se nenhuma surpresa ocorrer, Flamengo e Grêmio completarão o pote.

Ou seja, o Ituano poderia enfrentar um desses oito times listados acima. Qualquer jogo será dificílimo, mas ao mesmo, um lindo espetáculo para a cidade de Itu. 

Nem todos saíram felizes
Alguns torcedores do Goiás cogitavam a eliminação nesta fase para permitir aos goianos jogarem a Sul-Americana, conforme explicado no artigo anterior. Mas isso não se confirmou hoje (27) no Serra Dourada.

Os Esmeraldinos demonstraram interesse na classificação na Copa do Brasil a todo instante. Só não o conseguiram por meros detalhes.

Comentários