Colunistas

Publicado: Sexta-feira, 1 de junho de 2012

Café, turismo e hospitalidade

Café, turismo e hospitalidade
Logomarca do Projeto Café com Turismo em Itu

Por ocasião do lançamento do projeto Café com Turismo em Itu, em final de abril deste ano, e, sendo no mês de maio, comemorado o Dia Nacional do Café, bem lembrado por Deborah Dubner em sua matéria "24 de maio, um cafezinho por favor!", disponível aqui, é bastante oportuno falarmos sobre Café e relacioná-lo ao universo do Turismo e da Hospitalidade, temática desta coluna.

Não há como negar, o Café é considerado a grande paixão nacional.

Em um importante momento da história do Brasil foi fonte de riqueza. Hoje, pode-se dizer que se alguém não gosta do café, pelo menos já provou essa deliciosa bebida meio amarga e de um aroma inesquecível.

Por vezes me pego pensando em como aquele grãozinho marrom escuro, depois de torrado e moído, pode fazer tanto sucesso?

Tanto que se fala em ‘café-da-manhã’, ‘café-da-tarde’, ‘café para a visita’, ‘café para trabalhar melhor’, ‘café para prevenir doenças’, ‘Intervalo para o café’ ou coffee break.

Por ser tão popular e histórico para nossa cultura, virou a estrela da divulgação de uma série de projetos e programas, a citar: ‘Café com Bobagem’, ‘Café com o presidente’, ‘Café com Literatura’, ‘Café filosófico’ entre centenas de outros temas existentes.

O Café no Brasil faz parte da cultura. Mais do que apenas um gosto, uma iguaria.

É interessante como cada pessoa, em particular, tem o seu cafezinho preferido, sua própria maneira de tomá-lo.

Uns gostam de café coado em coador de papel. Outros preferem em coador de pano. Outros ainda, sem coar. Uns gostam puro, outros com leite quente ou com leite frio. Cafés gelados. Batidos com um licorzinho ou outra bebida destilada.

Temos os Cafés Gourmet. Café Tradicional. Solúvel.  Forte. Extra-forte. Orgânico e até mesmo o descafeínado.

Pode ser tirado curto, carioca, longo  e ristretto, que é mais concentrado do que o curto, servido com apenas 20 ml de água.

Algumas pessoas o aromatizam com canela em pó, noz moscada, baunilha, amêndoas, laranja, menta, chocolate e o servem com espuma de leite, leite condensado, creme de leite ou chantilly. Outras ainda, exotismo a parte, até colocam sal.

A maioria toma com açúcar. Mas também tem pessoas que só o toma com adoçante. Outros, porém, bem amargo, como prega a sugestão do barista para a melhor degustação.

É divertido  saber que café é democrático, está presente em todos os lares, em todas as famílias, degustado por todas as faixas etárias, em diferentes períodos, de manhã, de tarde, à noite.

É  interessante observar que o café envolve as pessoas, as aquece... O seu aroma então, chega a enfeitiçar.

Entretanto, o mais curioso é saber que o café é símbolo da hospitalidade em diversos países, em diversos lares, espaços públicos e comerciais.

Nosso tradicional cafezinho sempre acompanha bons negócios, reuniões formais e informais. Eventos diversos, desde cerimônias de casamento, batizados, congressos, audiências, encontro de amigos, de namorados, de pais e filhos.

Inspirado nesses e noutros predicados deste ícone da cultura brasileira e por ser ser um poderoso estimulante, símbolo da hospitalidade surge o projeto Café com Turismo em Itu, da Secretaria Municipal de Turismo, Lazer e Eventos da Estância Turística de Itu.

Por toda essa simbologia e aliado ao fator histórico do ciclo do café na Estância turística de Itu, este projeto, que integra o Programa Municipal “Bem Vindo a Itu!”, procura estimular conhecimento, troca de experiências e de informações entre os participantes, por meio da formação de rodas de bate-papo tematizadas com assuntos curiosos e interessantes e que possam estimular o surgimento de idéias para ações do poder publico em relação ao desenvolvimento da atividade turística.

As rodas de bate-papo, formadas de maneira mais informal e enriquecidas pela conversa dos mais experientes, ou das pessoas que fizeram história em nossa cidade, ou ainda que têm demonstrado atuação significativa no Universo do Turismo e da Hospitalidade contribuem para que todos os participantes troquem experiências e expressem anseios e opiniões, permitindo a identificação de algumas necessidades da população para o fomento do turismo local.

Sendo assim, foi desenvolvido um blog do projeto Café com Turismo em Itu, onde são publicadas as edições periódicas do evento, os resultados dos bate-papos realizados, enquetes onde o público pode votar e escolher temas que serão abordados entre outros.

O projeto Café com Turismo em Itu está na terceira edição, cujo tema será “Curiosidades e Tendências do Guiamento Turístico em Itu”.

A propósito, ainda dá tempo de participar e saborear um delicioso café, produzido em Itu, pela Fazenda Santo Antonio da Bela Vista e gentilmente ofertado para estes encontros.

Comentários