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Publicado: Quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

A importância do reconhecimento do turismólogo

A importância do reconhecimento do turismólogo

"A importância do reconhecimento da profissão de turismólogo pelo próprio Turismólogo."

Em fins de 2011, poucos dias antes de celebrarmos as festividades natalinas tivemos acesso a uma informação valiosa e há muito esperada: Presidência da República e Senado aprovam a regulamentação da profissão de turismólogo.

Ao consultar o referido projeto de lei para conhecer o teor do assunto de interesse de todo profissional de turismo, muitas reflexões brotaram ao passo que acompanhava cada item.

A lei federal Nº 12.591, DE 18 DE JANEIRO DE 2012, Reconhece a profissão de Turismólogo e disciplina o seu exercício.

Dentre as atividades do Turismólogo, previstas no artigo segundo, estão as de:

• planejar, organizar, dirigir, controlar, gerir e operacionalizar instituições e estabelecimentos ligados ao turismo;
• coordenar e orientar trabalhos de seleção e classificação de locais e áreas de interesse turístico, visando ao adequado aproveitamento dos recursos naturais e culturais, de acordo com sua natureza geográfica, histórica, artística e cultural, bem como realizar estudos de viabilidade econômica ou técnica;
• diagnosticar as potencialidades e as deficiências para o desenvolvimento do turismo nos Municípios, regiões e Estados da Federação;
• formular e implantar prognósticos e proposições para o desenvolvimento do turismo nos Municípios, regiões e Estados da Federação;
• criar e implantar roteiros e rotas turísticas e desenvolver e comercializar novos produtos turísticos;
• analisar estudos relativos a levantamentos socioeconômicos e culturais, na área de turismo ou em outras áreas que tenham influência sobre as atividades e serviços de turismo;
• pesquisar, sistematizar, atualizar e divulgar informações sobre a demanda turística e coordenar, orientar e elaborar planos e projetos de marketing turístico;
• formular programas e projetos que viabilizem a permanência de turistas nos centros receptivos e organizar eventos de âmbito público e privado, em diferentes escalas e tipologias;
• planejar, organizar, controlar, implantar, gerir e operacionalizar empresas turísticas de todas as esferas, em conjunto com outros profissionais afins, como agências de viagens e turismo, transportadoras e terminais turísticos, organizadoras de eventos, serviços de animação, parques temáticos, hotelaria e demais empreendimentos do setor;
• planejar, organizar e aplicar programas de qualidade dos produtos e empreendimentos turísticos, conforme normas estabelecidas pelos órgãos competentes;
• emitir laudos e pareceres técnicos referentes à capacitação ou não de locais e estabelecimentos voltados ao atendimento do turismo receptivo, conforme normas estabelecidas pelos órgãos competentes;
• lecionar em estabelecimentos de ensino técnico ou superior;
• coordenar e orientar levantamentos, estudos e pesquisas relativamente as instituições, empresas e estabelecimentos privados que atendam ao setor turístico.

Diante das atribuições apresentadas, comemorações a parte, é possível perceber que as oportunidades de atuação do turismólogo são diversas e inúmeras no cenário brasileiro.

A diversidade cultural e natural, o crescente número de visitantes domésticos e estrangeiros no país, o fortalecimento da imagem do Brasil no exterior, a captação de eventos internacionais, o interesse de empreendedores nacionais e estrangeiros nos diversos segmentos econômicos do país e o montante de investimentos realizados até então demonstram o potencial brasileiro no aspecto do turismo e da hospitalidade.

Ao observar o desenvolvimento do turismo nacional, pode-se considerar que, atualmente, os fatores são propícios para que os profissionais de turismo desenvolvam suas habilidades na prática contribuindo para o crescimento da atividade.

Entretanto, o atual cenário apresenta uma série de carências e desafios que dificultam a estruturação dos destinos turísticos, principalmente pela necessidade de qualificação profissional e insuficiência de projetos adequados e baseados nos princípios da Sustentabilidade: Econômico, Ambiental e Sociocultural.

Outro entrave, e, talvez, o qual poderá dificultar o efetivo cumprimento do estabelecido na citada lei nº 12.591, seria o reconhecimento da profissão pelo próprio turismólogo.

Embora as atribuições dos turismólogos mostrem-se redigidas de forma clara e abrangente, a identificação das oportunidades de trabalho no mercado turístico, ainda apresenta-se obscura, e porque não dizer, indefinida.

Existe uma notável dificuldade do profissional de turismo encontrar “vagas e cargos” ofertados no mercado de trabalho onde seja perceptível a ‘olho nú’ o anúncio: contratam-se turismólogos!

Sendo assim, como podemos conciliar a necessidade do profissional em atuar em prol do desenvolvimento do turismo com as ofertas de empregos específicos que não estão claramente anunciadas?

O desafio maior, neste início de reflexão, seria estimular o turismólogo a reconhecer a sua própria possibilidade de atuar neste cenário em que não se anuncia especificamente a profissão do mesmo, para fins de contratação.

A partir do momento em que o turismólogo conhecer suas reais habilidades e importância da sua atuação para o desenvolvimento do turismo e adequá-las ao mercado de trabalho, o simples fato do “cargo” em si, será irrelevante, pois o “reconhecimento” será espontâneo e efetivo, tal qual é a da procura pelo profissional de medicina, caso necessite-se de saúde, ou do profissional de direito, em caso de necessidade de cumprimento da legislação nacional, por exemplo.

Sendo assim, tomo a liberdade de sugerir a nós, turismólogos brasileiros, para refletirmos sobre a necessidade de desenvolver nosso conhecimento e habilidades adquiridas no período de formação acadêmica para o turismo de nosso país.

E, principalmente, de identificarmos as áreas mais carentes que demandam esse profissional e aquelas que estão mais saturadas.
Para aguçar esta reflexão, sugiro aos meus colegas turismólogos que observem as áreas de planejamento e organização do turismo em esfera municipal.

A maior parte dos municípios brasileiros anseia por profissionais que tenham habilidades em desenvolver e gerir projetos na área de turismo e hospitalidade e que elaborem planos viáveis para captação de recursos para este fim.

Portanto, esta demanda latente espera por você, turism

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