Colunistas

Publicado: Quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Tópicos

Crédito: Reuters Tópicos
Vettel foi absoluto

2011 foi um ano ruim para o automobilismo. Não houve grandes duelos. Tirando a Nascar, disputada acirradamente até o fim, a categoria que mais se aproximou de uma boa rivalidade foi a Indy. E, mesmo assim, nada muito sério. Como sabemos, a disputa entre Power e Franchitti foi encerrada no mesmo acidente que envolveu fatalmente o piloto inglês Dan Wheldon.

Abaixo, alguns tópicos sobre o ano em que os momentos mais interessantes aconteceram longe das pistas.

- Vettel venceu a temporada 2011. Com extrema facilidade. Mas nada que o impedisse de demonstrar minutos de fraqueza. Errou contra Button no Canadá, por exemplo. É o melhor piloto surgido na categoria desde a chegada de Fernando Alonso. Muito mais rápido e habilidoso que Hamilton, extremamente mais capaz e disposto que Nico Rosberg, outro nome constantemente apontado no hall de futuros campeões.

- Schumacher decepcionou na disputa interna contra Rosberg. A ausência de pódios, no entanto, não pode nem deve ser comentada. O carro da Mercedes esteve distante de Ferrari e McLaren. A Red Bull era algo ainda mais distante. Melhor concedermos um desconto ao heptacampeão.

- Massa, Barrichello e Bruno Senna andaram muito menos que Tony Kanaan. Sim, Indy e Fórmula 1 são categorias diferentes. Mas talento é talento. O baiano desenvolveu um carro ruim, levando-o ao Top 5 da categoria americana. Enquanto isso, na Fórmula 1, assistimos Barrichello ser derrotado por Maldonado, reparamos que Bruno Senna é um pouco afobado e, claro, nos cansamos de ver Alonso dar bailes em Felipe. 2012 vai ser o último ano de Massa na Ferrari, anotem aí.  

- Razia merece uma oportunidade na Fórmula 1.

- Alguersuari superou Buemi, fez excepcionais corridas, mas vai passar 2012 sem vaga em nenhuma equipe. Mesmo que vire piloto de testes da Mc Laren ou da Mercedes, duvido que se reposicione no mercado. É talentoso, cresceu muito, mas brigou com o chefe em hora nada oportuna.

- A corrida da Indy em São Paulo é a mais chata de todo o calendário da categoria, mas continuará lá.

- Valentino Rossi é um esportista único. A Ducati vai ter sucesso em seu projeto. Se o primeiro ano reservou um pódio, 2012 reservará a primeira vitória.

- Hamilton foi superado por Button. Já deveria ter sido superado em 2010. E o superará em 2012.

Esta coluna volta em fevereiro.

Comentários