Cinema

Publicado: Quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Vida do pintor ituano Almeida Junior é contada em documentário

Obra será lançada neste domingo, às 20 horas.

Vida do pintor ituano Almeida Junior é contada em documentário
O documentário sobre Almeida Junior possui, além de depoimentos, cenas de simulação e dramaturgia

Neste domingo, dia 23 de fevereiro, a partir das 20 horas, no auditório do Paço Municipal, acontece o lançamento do documentário “Almeida Junior, o menino de Itu”, dirigido por Dimas Oliveira Junior e José Inácio Silva. A obra apresenta diversos depoimentos, além de contar com cenas de simulação e dramaturgia. O evento integra a programação de aniversário de 404 anos da cidade.

O documentário resgata a memória de José Ferraz de Almeida Júnior que foi, provavelmente, o primeiro artista plástico brasileiro a retratar nas telas o homem do povo em seu cotidiano, em contraste com a monumentalidade que até então predominava nas artes plásticas do Brasil. A forma inovadora como tratava a luz é ainda hoje comentada e apreciada.

Entre os depoentes, destacam-se os escritores escritores Domício Pacheco e Silva, Durce Gonçalves Sanches, Ana Paula Nascimento e Sonia Ybarra. Com 53 minutos de duração, o documentário produzido pela ND Produções e Batom Produções será apresentado gratuitamente para a população.

Confira o trailer:

Serviço
Lançamento do documentário “Almeida Junior, o menino de Itu”
Data: dia 23 de fevereiro, às 20 horas
Local: auditório do Paço Municipal
Endereço: Avenida Itu 400 Anos, nº 111 – Itu Novo Centro
Entrada franca

Comentários