Quando os fãs se tornam produtores de conteúdo
Conheça mais sobre os fan films.
Gustavo Moreno
Por Gustavo Moreno
A maior conquista de um filme, história em quadrinhos ou qualquer outro produto da arte pop são os fãs. Essas pessoas fervorosas por um universo específico, que lhes agrada, possuem formas distintas de idolatrar o seu personagem favorito. O advento da Internet e, agora, a sua consolidação, mostram que os fan films vieram para ficar e contribuir para as próprias franquias homenageadas.
Um fan film é, basicamente, toda produção amadora, sem intenção de gerar lucros e inspirada num universo do cinema, vídeo-game ou revista em quadrinho. São os fãs quem produzem e o único retorno que esperam é que outros amantes, como eles, vejam seu trabalho e, quem sabe, também reproduzam uma ideia personalizada sobre a franquia.
As histórias, geralmente, não copiam o enredo, mas utilizam vários elementos para se aproximarem ao máximo do original. As roupas, gestos e falas dos personagens são imitados em novas histórias que os fãs gostariam de ver. As câmeras portáteis, com alta qualidade, e a banda larga possibilitam a produção e distribuição desse valioso material para o mundo.
Com isso, podemos ver na Internet novas aventuras do Batman ou personagens como Ryu e Ken, do game Street Fighter, ganharem vida em sites que possibilitam a publicação gratuita desses vídeos. Quanto maior a legião de fãs, mais fan films parece existir. Veja abaixo o curta Street Fighter Legacy:
A série de filmes Guerra nas Estrelas é um dos campeões das produções amadoras. O universo criado por George Lucas no final da década de 1970 é tão bem articulado e detalhado, que não para de crescer com esses projetos. Num site norte-americano especializado, a franquia é a mais reproduzida, chegando a mais de 300 fan films diferentes.
Em termos de quantidade de visualizações, a produção Star Wreck: In the Pirkinning, que combina o universo das séries de televisão Jornada nas Estrelas e Battlestar Galactica, teve mais de 4 milhões de downloads, tornando-se um dos fan films mais vistos até hoje.
Mesmo sendo consideradas amadoras, as produções conseguem se passar pelos originais e isto é reconhecido até mesmo fora do círculo de fãs, como é o caso do média-metragem, de aproximadamente 39 minutos, The hunt for Gollum, inspirado na trilogia Senhor dos Anéis que foi parar no festival inglês Sci-Fi London Film Festival como um prólogo não-oficial da produção original. Confira o trailer:
Leia também:
> Sorocabanos criam fan film sobre Guerra nas Estrelas