Cinema

Publicado: Terça-feira, 20 de setembro de 2011

"Procura-se Janaína" será exibido em Itu

A direção do filme é assinada por Miriam Chnaiderman.

A 5ª Primavera dos Museus traz em sua programação a exibição dos filmes “Gilete Azul” e “Procura-se Janaína”, da diretora Miriam Chnaiderman. Os longas serão apresentados no dia 22 de setembro (quinta-feira), às 19h30, no Centro de Estudos do Museu Republicano (Casa do Barão), em Itu.

“Gilete Azul”

Através do trabalho da artista plástica Nazareth Pacheco, este documentário provoca o público mostrando a impossibilidade de desfrutar de alguns prazeres que nos é apresentado.

“Procura-se Janaína”

Há crianças sem lugar no mundo. São crianças entregues a instituições e que não se desenvolvem nos padrões esperados: não são portadoras de deficiências, mas também não têm um desenvolvimento dito normal. Assim era Janaína, negra, pobre e institucionalizada na FEBEM dos anos 1980. Ela se debatia no berço e se machucava, ficava com a mão espalmada, não falava e não se relacionava com outras crianças. Hoje, duas décadas depois, onde estará Janaína?

Miriam Chnaiderman

Miriam Chnaiderman é psicanalista, ensaísta e cineasta, membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sédes Sapientiae. Filha de intelectuais, o pai é o tradutor Bóris Chnaiderman e a mãe a psicanalista Regina Chnaiderman, é casada com o diretor Reinaldo Pinheiro. O cineasta teve papel fundamental na passagem da psicanalista e ensaísta para a documentarista. Dirigiu documentários importantes e premiados, como "Dizem que sou Louco", sobre loucos de rua; "Passeios no Recanto Silvestre", sobre o escritor e cineasta José Agrippino de Paula; e "Gilete Azul", sobre a artista plástica Nazaré Pacheco.

Miriam Chnaiderman foi premiada na última edição do "Femina - Festival de Cinema Feminino" com o prêmio de Melhor Documentário para o filme "Procura-se Janaína. Esteve na "Cineop - 3a Mostra de Cinema de Ouro Preto", na delegação do filme "Nossa Vida Não Cabe Num Opala", dirigido por seu marido, Reinaldo Pinheiro, e do qual é co-produtora.

Serviço

Local: Centro de Estudos do Museu Republicano (Casa do Barão)
Data: 22 setembro (quinta-feira)
Horário: 19h30
Seguido de debates sobre os filmes 

Comentários