Cinema

Publicado: Segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Leia a crítica de "Vela ao crucificado"

Curta é um dos selecionados no Cinema Mundo.

Leia a crítica de "Vela ao crucificado"
Obra é baseada em um dos contos de Ubiratan Teixeira

O Itu.com.br e o Cinema Mundo firmaram uma parceria e quem ganha é o leitor. Você poderá conferir aqui no nosso portal as críticas dos filmes que serão exibidos na 4ª edição do Festival.

Por Renan Pereira

“Hoje em dia ninguém mais tem amor por ninguém. Só nos cartazes de propaganda”. É com essa frase que uma das personagens de “Vela ao crucificado” enterra um de seus filhos. Baseado em um conto do consagrado escritor maranhense Ubiratan Teixeira, o curta retrata o cenário lamentável das condições de vida dos mais pobres no Brasil; além do descaso das autoridades para com estes.

O vídeo é produzido por Frederico Machado, que além de cineasta é formado em filosofia no Rio de Janeiro (RJ) – fato que provavelmente deve ter contribuído para a abordagem do tema. Cada cena, cada imagem e cada personagem deste curta, foram criadas especialmente para trazer algum impacto ao espectador. Destaque para o excelente trabalho de imagens e de conteúdo.

O ponto negativo fica somente por conta da sonora que, a fim de retratar a língua hermética das periferias, não pode ser totalmente compreendida em determinadas falas. Dor, sofrimento, destruição e desesperança são algumas das palavras que podem retratar as cenas desta obra – que se faz deprimente ao longo dos 13 minutos de duração.

Um trabalho genial que tem um ótimo poder de reflexão. Mas fica aqui a dica: se você é só mais um Carpe Diem que não gosta de cenas fortes, passe longe desse vídeo: talvez ele possa funcionar como uma espécie de injeção anti-letárgica.

Mais informações no endereço http://velaaocrucificado.blogspot.com/

*Este curta será exibido no dia 27 de novembro, às 19 horas, na sala 1.

Comentários