Publicado: Sexta-feira, 28 de março de 2008
Filme conta a História de Votorantim
O filme revela o cotidiano da fábrica de tecidos da cidade.
Camila BertolazziNeste ano Votorantim tem um bom motivo para comemorar o aniversário do município, depois de sete anos de pesquisa, a Secretaria de Cultura conseguiu a doação para a cidade do filme, Sociedade Anônima de Votorantim, produzido entre os anos de 1919 a 1922. O trabalho é considerado um dos mais importantes registros no que diz respeito ao cinema brasileiro.
O filme revela o cotidiano da fábrica de tecidos: os operários, as seções da tecelagem, a Vila Operária, as pedreiras e a fazenda da empresa. Ele retrata também, a construção da ferrovia entre Sorocaba e Votorantim, a usina elétrica e a fabricação de cimento.
De acordo com o Secretário de Cultura, Werinton Kermes, o vídeo foi descoberto em 2003, porém problemas burocráticos impediram que o filme fosse reproduzido antes. "Foi um trabalho longo, só agora encontrarmos uma cópia em Porto Alegre, com Bruno Vitali, colecionador de filmes. Explicamos que nossa intenção era a de presentear a cidade com esse documento histórico cultural e finalmente conseguimos a liberação", feliz comentou Kermes.
O trabalho é considerado uma novidade, pois na época poucas pessoas tinham condições financeiras de produzir um trabalho como esse. Por se tratar de cinema mudo, durante toda a exibição haverá acompanhamento musical, da Orquestra de Violões de Votorantim, regida pelo maestro, Adriano Felício e pela pianista Aline Antunes.
Serviço:
Evento: Exibição - Sociedade Anônima Votorantim
Local: Teatro Municipal Francisco Beranger
Endereço: Avenida Newton Vieira Soares, s/nº
Entrada Franca
Data: 29 de março
Horário: 20 horas
- Tags
- cinema
- votorantim
Comentários