Cinema

Publicado: Sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Festival Cinema Mundo tem estreia em noite de garoa

Evento acontece entre os dias 25 e 28 de novembro.

Crédito: Renan Pereira / www.itu.com.br Festival Cinema Mundo tem estreia em noite de garoa
Ao fim do festival, o diretor de arte do curta-metragem Dossiê Rê Barbosa, Daniel Bruson, bateu um papo com a plateia

Veja as fotos desta notícia no Flickr

Por Renan Pereira

A garoa incessante pode até ter atrapalhado, mas não tirou o brilho da inauguração do Cinema Mundo - IV Festival Internacional de Cinema de Itu – evento realizado entre os dias 25 e 28 de novembro, no Espaço Fábrica São Luiz, na Roma do interior paulista. Apesar de um público ainda tímido em alguns momentos, a quantidade de pessoas que passou pelo local fez jus à importância do festival - que já se consagra por ser um dos principais eventos culturais da cidade. Confira aqui a programação completa dos próximos dias.

O evento contou com a presença do professor de história e prefeito de Porto Feliz, Claudio Maffei, e da secretária de saúde Drª. Cláudia Meirelles; além de uma comitiva de dez porto felicenses apaixonados por cinema, que aplaudiram a abertura do festival. Após a cerimônia de abertura, os fãs do surrealismo foram agraciados com o curta-metragem Um Cão Andaluz - pérola do cinema bicolor dirigida por Luiz Buñuel. O roteiro, coescrito por ninguém mais ninguém menos do que Salvador Dali, foi um dos primeiros do movimento surrealista a ganhar vida nas telas. Na trama, Buñuel e Dali exploram o inconsciente humano através de cenas que se aproximam do nonsense e do pornográfico.

Dando sequencia, a mostra competitiva teve início com a animação Dossiê Rê Barbosa (Cesar Cabral), Pinball (Ruy Veridiano), Timing (Amir Admoni), Smolik (Cristiano Mourato) e Cuento Para Un Entierro (Ibai Abad). Ao final da exibição, o público presente pôde julgar os melhores filmes da noite através de uma votação.

Destaque para o genial e bem-humorado Dossiê Rê Barbosa, que arrancou muitos risos da plateia ao longo dos seus 16 minutos de duração. Em entrevista ao Itu.com.br, o diretor de arte do filme, Daniel Bruson, mostrou-se satisfeito com a oportunidade. “Ainda não conhecia o festival e nem a cidade. Achei muito bonito o espaço e com certeza o evento correspondeu às nossas expectativas”. Sobre o público tímido em alguns momentos do evento, Bruson explica. “Infelizmente este é um problema crônico de festivais no Brasil inteiro. Já vi isso acontecer em várias cidades onde, às vezes, o único público presente é o próprio pessoal que foi convidado para o filme. Ou seja, um produtor mostrando o seu filme para outro produtor".

Lucas Spinardi, morador de Itu presente durante toda a noite, aprovou a inauguração do evento. “Este primeiro dia de festival foi muito bom; filmes bem legais e uma boa organização. O que deixou um pouco a desejar foi o público. Muitas vezes as pessoas da cidade reclamam, mas quando temos um evento desse porte muita gente não participa”. E completa. “Vamos ver o que vai rolar nos próximos três dias. Teremos muitos eventos interessantes e, com certeza, as coisas serão ainda melhores”.  

Para os que ainda não conhecem o Cinema Mundo, vale destacar que o evento engloba (além da exibição de filmes) palestras, mesas de debate e workshops. O Espaço Fábrica São Luiz está localizado na rua Paula Souza, 492, centro de Itu.

Comentários