Cinema

Publicado: Quinta-feira, 7 de maio de 2015

Estreia do Cineclube SASENO exibirá "Delírios de um Cinemaníaco"

Apresentação gratuita acontece no dia 12 de maio.

Estreia do Cineclube SASENO exibirá "Delírios de um Cinemaníaco"
"Delírios de um Cinemaníaco" conta a história de José de Oliveira, mais conhecido como Zé Pintor

A Sociedade de Amigos do Setor Noroeste de Itu fará a estreia do Cineclube SASENO, onde exibirá o filme “Delírios de um Cinemaníaco” (direção de Carlos Eduardo Magalhães & Felipe Leal Barquete, 2013), inédito na cidade. A exibição será na sede da entidade na terça-feira, dia 12 de maio, às 19 horas. A entrada é franca.

O filme “Delírios de um Cinemaníaco” conta a história de José de Oliveira, mais conhecido como Zé Pintor, um dos pioneiros na atividade cinematográfica na cidade de São Carlos (SP) e autor de diversos filmes que, além de contar histórias, promoviam a aproximação da sociedade são-carlense junto ao mundo do cinema, uma vez que Zé Pintor produzia seus filmes de forma independente e utilizava como atores amigos e pessoas próximas a ele.

Baseado no livro “Minhas Memórias com Meu Cinema”, de autoria de José de Oliveira, “Delírios de um Cinemaníaco” apresenta ao público a cinebiografia de um homem que desde a sua infância até a velhice, viu a morte levar seus familiares e maiores amigos. Mas encontrou no amor por Edna e na paixão pelo cinema, forças para encarar as mazelas da vida.

O filme mostra que além dos roteiros, Zé Pintor selecionava e dirigia os atores, montava cenários, criava o maquinário e maquetes, definia os enquadramentos, montava a luz, focava suas imagens e realizava toda a pós-produção, revelação, montagem, cópias de filme, intertítulos, etc., com técnicas alternativas simplificadas e criativas, sem o auxílio de grandes tecnologias.

Quando não conseguia fazer todas essas funções, contava com a ajuda das pessoas ao seu redor – geralmente os atores dos filmes. “Delírios de um Cinemaníaco” também apresenta como diferencial integrar, numa única produção, elementos que ultrapassam os aspectos culturais e históricos da obra, aplicando conceitos pautados no colaborativismo e na solidariedade, presentes na trajetória artística do personagem principal do filme.

Esse modo de produção singular do artista resultou em filmes muito ricos, do ponto de vista estético e histórico. A utilização de não atores, filmagens em áreas externas da cidade de São Carlos e nas casas de amigos, fizeram com que os seus filmes, hoje, se situem entre a ficção e o documentário.

E foi exatamente esse espírito solidário que a equipe de produção de “Delírios de um Cinemaníaco” tentou imprimir desde 2009, quando o filme começou a ser produzido, estabelecendo vínculos com o Circuito Fora do Eixo e a produtora Filmes Para Bailar, de forma que a obra contribuísse para o fortalecimento de uma rede de serviços envolvendo diversos segmentos da economia local, além da inserção do projeto em plataformas virtuais de produção cultural, possibilitando que o filme seja distribuído e exibido nos diferentes circuitos de exibição em todo o Brasil.

Assim, “Delírios de um Cinemaníaco” é mais que a retratação da história de Zé Pintor e seu pioneirismo na produção cinematográfica são-carlense. A obra é um resgate dos valores pregados pelo personagem principal em suas obras, que marcaram a sua trajetória no cinema local. “Delírios de um Cinemaníaco” é, assim como foram as obras de Zé Pintor, uma quebra de paradigma na produção local e uma outra maneira de enxergar e fazer cinema.

Cineclube SASENO

O objetivo da criação do Cineclube é abrir um novo espaço para comunidade ter acesso ao cinema, sempre valorizando nossa cultura e estimulando novos realizadores mostrarem seus trabalhos audiovisuais. Com a parceria do presidente da SASENO, Fábio Grizoto, e a curadoria do cineclubista Paulo Aranha, assim fomentando o espaço na realização de novas exibições e dialogando com as linguagens cinematográficas, com palestras, oficinas e mostras todas voltadas para o audiovisual nacional.

Serviço:
Estreia do Cineclube SASENO
Data: dia 12 de maio, às 19h
Local: Sede da SASENO
Endereço: Avenida Gomes, nº 7, no Jardim Convenção
Entrada franca

Comentários