Cinema

Publicado: Segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Documentário sobre o pintor Almeida Júnior é lançado em Itu

Obra resgata memórias do grande artista ituano.

Crédito: Angélica Estrada/Prefeitura de Itu Documentário sobre o pintor Almeida Júnior é lançado em Itu
O filme documental "Almeida Junior, o menino de Itu" apresenta depoimentos de vários escritores

O auditório do Paço Municipal recebeu no domingo, dia 23 de fevereiro, o lançamento do documentário “Almeida Junior, o menino de Itu”, uma parceria da Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. O evento fez parte das comemorações dos 404 anos da cidade.

A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Itu, Zélia Vaccari Gomes, que na oportunidade também representou o prefeito Antonio Tuíze, prestigiou o evento que contou ainda com as presenças dos secretários municipais Allie Marie Queiroz (Cultura) e Marco Antonio Augusto (Segurança, Trânsito e Transporte), e dos diretores do documentário, Dimas Oliveira Junior e José Inácio Silva.

O documentário resgata a memória de José Ferraz de Almeida Júnior que foi, provavelmente, o primeiro artista plástico brasileiro a retratar nas telas o homem do povo em seu cotidiano, em contraste com a monumentalidade que até então predominava nas artes plásticas do Brasil. A forma inovadora como tratava a luz é ainda hoje comentada e apreciada. Em sua honra, o Dia do Artista Plástico Brasileiro é comemorado em 8 de maio, dia do nascimento do pintor.

O filme documental “Almeida Junior, o menino de Itu” apresenta depoimentos dos escritores Domício Pacheco e Silva, Durce Gonçalves Sanches, Ana Paula Nascimento, Sonia Ybarra entre outros, além de contar com cenas de simulação e dramaturgia. Também tem a participação dos atores Leoni Moreno, Aleixa Annes, Julia Costa, Ignez Polidoro, Pamela Rossini e Eli Rodrigues.

Comentários