Cinema

Publicado: Quarta-feira, 15 de maio de 2019

Cineclube de Itu exibe clássico suspense de Hitchcock

"Janela Indiscreta" será atração no dia 31 de maio.

Crédito: Reprodução Cineclube de Itu exibe clássico suspense de Hitchcock
Cena do filme "Janela Indiscreta"

Clássico suspense dirigido pelo mestre do cinema Alfred Hitchcock, "Janela Indiscreta" será o destaque da próxima exibição do Cineclube de Itu. A atração gratuita ocorrerá no dia 31 de maio (sexta-feira), às 19h15, na Casa da Praça.  

Escrito por John Michael Hayes, o filme foi inspirado no conto “It Had To Be Murder”, escrito em 1942 por Cornell Woolrich, reconhecido como um dos melhores escritores do gênero policial em ascensão na década de trinta, tendo alguns de seus contos adaptados para roteiro de cinema.

A produção de "Janela Indiscreta", que fez história no cinema, consolidou o estilo de filmar do diretor britânico Alfred Hitchcock. Em Greenwich Village, um bairro de Nova Iorque, a enorme tele objetiva passeia por janelas que parecem refletir o panorama fragmentado lembrando diversas telas de TV simetricamente alinhadas transmitindo lapsos do cotidiano humano das células de um prédio, num mundo repleto de vidas independentes, conflitos e solidão.

Apesar do filme ser produzido há 65 anos, não há como não comparar com as janelas atualmente disponíveis no mundo virtual, com a diferença que a trama foca um único expectador comparado aos milhões hoje existentes. Como lidar com suposições originadas a partir da visão de um único foco? Como lidar com a discussão da ética e perda de privacidade cada vez mais invasiva?

Assim acontece com o fotografo Jeffries (James Stewart), que no restabelecimento de uma perna engessada, que o faz ficar em casa, passa a olhar as janelas de seus vizinhos através de suas lentes, lidando com o perceptível e o imaginário, tentando desvendar, ao seu parecer, a misteriosa trama, que pressupõe um assassinato no apartamento do casal Thorwald.

Com praticamente todas as cenas rodadas dentro do apartamento, as conversas com a namorada Lisa (Grace Kely), que tenta ajuda-lo a esclarecer o mistério, acontecem sob a dramaticidade da luz sombria que tanto o mestre Hitchcock soube explorar, referência para pratica de filmes de suspense, numa época em que não se contava com os recursos de lentes e edição, explorando o máximo no enquadramento do protagonista e algumas cenas com uma única câmera contínua.

Além de um delicioso suspense, o filme nos leva a repensar pontos na discussão dos limites da curiosidade, ética, invasão e perda da privacidade, questões inerentes de longa data na vivência do ser humano.

Curta Metragem "Xadrez Mafioso"

Aproveitando o clima de suspense, será exibido também na mesma sessão o curta-metragem "Xadrez Mafioso", feito pela equipe do Estúdio Politeama de Rafael Chiafarelli, integrante do Cineclube Itu. O filme foi produzido para o 4º Festival Curta-Metragem de Toledo e teve como ponto de partida o ditado “mantenha seus amigos perto, mas seus inimigos mais perto ainda”. Num clima de suspense, seu enredo se desenvolve em um xadrez mafioso, que toma forma a partir de conflitos internos da máfia na briga por territórios.
 

Serviço:
Filme: Janela Indiscreta
Curta: Xadrez Mafioso
Data: 31 de maio (sexta-feira)
Horário: 19h15
Local: Casa da Praça – Praça Padre Miguel (da Matriz) n. 56
Exibições: gratuita 

Comentários