Cinema

Publicado: Quinta-feira, 6 de maio de 2010

Adaptação de Quincas Berro D'agua estreia dia 14 de maio nos cinemas

Longa é baseado na obra de Jorge Amado.

Crédito: Divulgação Adaptação de Quincas Berro D'agua estreia dia 14 de maio nos cinemas
Obra que baseou o filme já foi traduzida em 21 idiomas

Você gosta de cinema nacional? Para quem gosta e é obcecado pela literatura leve e ao mesmo tempo densa de Jorge Amado, tem motivos de sobra pra comemorar. Será lançado no circuito nacional, no dia 14 de maio, o longa metragem Quincas Berro D’agua, baseado no livro A Morte e a morte de Quincas Berro D’Água, publicado em 1959.

O elenco é de primeira. Quincas Berro D’agua, pseudônimo de Joaquim Soares da Cunha, ex-funcionário público que lidera uma turma de malandros baianos, será interpretado por Paulo José. A ele fazem companhia outros nomes de peso, como Marieta Severo, Mariana Ximenes e Vladimir Brichta, figuras carimbadas do cinema nacional nos últimos anos.

Berro d’Agua (Paulo José) é encontrado, logo no início da história, morto, em sua cama. Seus amigos não aceitam o fato e acabam “sequestrando” o corpo do amigo, que é levado a uma animada festa, bem ao estilo da Bahia retratada por Jorge nas décadas de 50 e 60. Enquanto conhecemos a população que viveu com Berro D’agua, a comédia surge, bem como a certeza de que, durante sua “segunda morte”, Quincas vivia a despedida que ele realmente esperava. Paradoxal? Pois a intenção é esta mesma.

Dirigido por Sergio Rocha, que comandou a série Alice, da HBO, a história de Quincas trata desta maneira peculiar o assunto mais evitado pelas pessoas: a morte. A ótica de Amado, e consequentemente do filme, é diferenciada. Conforme o próprio diretor afirma, Quincas é um filme “que não nega a morte, mas a contrapõe com a vida”. E isto, para quem já leu a obra, é facilmente notado.

Veja o trailer do filme:

Comentários