Campinas

Publicado: Terça-feira, 8 de junho de 2010

Sarau Cultural no Café tem poesia, música e teatro

Apresentações na CPFL Cultura são gratuitas.

Sarau Cultural no Café tem poesia, música e teatro
Grupo Parampara: atrizes abordam temática ambiental em poemas

A programação do Sarau Cultural no Café, na CPFL Cultura, em Campinas, está intensa no mês de junho. Com curadoria de Álvaro Tucunduva, Carlos Valverde e Renato Ferracini, as apresentações ocorrem todas às quartas-feiras, com novas atrações a cada noite.

No dia 9 de junho, o coral indígena Tenonde'i, criado em 2005 na aldeia guarani de Parelheiros, em São Paulo, traz um repertório de canções e danças tradicionais da cultura guarani que abordam temas como a natureza, meio ambiente e crenças desse povo bem brasileiro.

Já o trio João Arruda (violas), Marcelo Faleiros (violão) e Pedro Romão (percussão) apresenta em suas músicas as diferentes sonoridades da viola brasileira. No repertório estão canções dos CDs Celebrasonhos e Ventamoinho.

Com a proposta de estudar e divulgar a rica cultura latino-americana, o grupo Chasky vai mostrar canções e ritmos do folclore andino e do Brasil, proporcionando uma viagem musical que nos conduz por diferentes regiões da América Latina.

Ainda no dia 9, o grupo Parampara, formado por duas atrizes, apresenta os elementos da natureza, água, ar, fogo e terra, através de histórias e poemas que mais do que abordarem a temática ambiental, celebram a natureza e fomentam a conscientização do cidadão quanto à necessidade de atitudes preservacionistas.

Serenata e clown

No dia 16 de junho, é a vez da serenata. O trio formado por Fernando Siqueira, Patrícia Marchiori e Lori Viana apresenta canções brasileiras de Noel a Jobim, passando pela Era de Ouro do Rádio. O grupo será acompanhado por Marcelo Silveira (violão 7 cordas), Dailton Lopes (clarinete) e Osmário Marinho (bateria).

No mesmo dia, o trio Laine Carvalho (voz e violão) e Zé Alexandre Carvalho (baixo acústico) mostram um repertório com obras de Guinga, Antônio Nóbrega, Rosa Passos e outros.

Além da música, a programação traz um espetáculo de clown com a Família Burg. Composto por artistas que iniciaram seu percurso durante a pesquisa “Uma Viagem Através da Sombra - O Clown Segundo a Metodologia do Lume”, em 2000, o grupo mergulhou por um longo período na descoberta do clown que se mantém vivo até hoje no repertório.

Adoniran e poesia

Neste ano de comemoração do centenário de nascimento do grande sambista Adoniran Barbosa, o seresteiro Roberto Mahn, acompanhado do Regional Imperial - João Camarero (violão de 7 cordas), Junior Pita (violão), Lucas Arantes (cavaquinho), Roberto Amaral (pandeiro) e Rafael Toledo (percussão) - e Márcio Modesto (flauta), prestará uma homenagem ao autor das músicas que são verdadeiras crônicas de bairros paulistanos e da vida dos moradores da cidade, no dia 23 de junho.

Já Gisela Muller (piano) e Gustavo Barbosa Lima Colaferro (clarinete) apresentam peças de Erik Satie e outras do repertório erudito.

O ator Moacir Ferraz, da Boa Companhia, fará intervenções declamando poemas de diferentes autores que exploraram a temática da memória e a passagem do tempo em suas obras.

Mais música e teatro

No dia 30, Carol Ladeira apresenta canções de seu CD Quitanda (2009), com interpretações que primam pela delicadeza na busca de sonoridades originais mescladas a diferentes ritmos da cultura brasileira. É acompanhada por Marcelo Faleiros no violão, Chico Santana na percussão e Danilo Penteado no baixo.

A programação traz ainda o compositor e violonista Kha Machado com um repertório autoral presente em seu CD Kha, acompanhado do Quarteto Ébano de Clarinetes (Anderson Alves, Douglas Lopes, Leandro Amaral e Leandro Alves), Lori Viana (voz), Walter Valentim (baixo acústico) e Osmário Marinho (percussão).

Para finalizar o mês, a Cia. De Teatro Acidental parte do romance “Um, Nenhum e Cem Mil”, de Luigi Pirandello, para tratar desse estranho tão desconhecido de nós mesmos: o Eu. Quem é você agora? Sou teu eu ou meu? Uma reflexão bem humorada acerca da nossa imagem perante nossa realidade.

Serviço:

Sarau Cultural no Café
Local: CPFL Cultura. Rua Jorge de Figueiredo Corrêa, 1632, Chácara Primavera, Campinas
Data: todas as quartas-feiras
Horário: 20 horas
Entrada: gratuita (por ordem de chegada, a partir de uma hora antes do início da apresentação)
Telefone: (19) 3756-8000

Comentários