Campinas

Publicado: Quarta-feira, 16 de junho de 2010

Roteiros de Charme na região de Campinas

Hotéis fazenda de Itu e Itapira reúnem conforto e requinte.

Roteiros de Charme na região de Campinas
Fazenda Capoava, em Itu: decoração sofisticada nos ambientes

Descanso e contato com a natureza associados ao conforto de um hotel fazenda. Os Roteiros de Charme, compostos por um seleto grupo de 51 hotéis, pousadas e refúgios ecológicos espalhados pelo país, também passam pela região de Campinas.

A Fazenda Capoava, em Itu, é um destes destinos. As acomodações e atividades para adultos e crianças, como cavalgadas, safári noturno, bicicross, aliadas a gastronomia de primeira, o cheiro de café coado e delícias com cara de interior, são sinônimos de aconchego.

Há oito anos o hotel faz parte da Associação Roteiros de Charme, uma entidade que seleciona anualmente os estabelecimentos de acordo com a variedade das características e personalidades independentes, segundo critérios rígidos quanto ao conforto, qualidade de serviços e responsabilidade sócio-ambiental, sempre de forma economicamente viável e sustentável.

Hospedagem na Capoava

A senzala doméstica e as casas de colonos foram transformadas em 25 chalés sofisticadamente decorados. Todos possuem lareira, ventilador, ar-condicionado, telefone, cofre e frigobar. Quatro amplos chalés estão situados no corpo do casarão e mantêm preservadas as paredes, janelas e tetos originais. Outros três estão localizados perto dos lagos e da mata, próximos à saída das trilhas, quase em meio à Mata de Planalto remanescente. A colônia oferece mais 18 chalés no estilo duplex, onde embaixo estão uma saleta e um banheiro e, no mezanino, o quarto. Cada saleta possui um sofá que pode transformar-se em uma bicama, podendo abrigar um total de quatro pessoas.

Férias de julho

A programação de atividades é variada. Em julho, segunda-feira é o Dia de História na fazenda. Visita a museus, igrejas e pontos turísticos da cidade estão no roteiro. Já a terça-feira é o Dia Olímpico, no qual os hóspedes participam de jogos e campeonatos esportivos, além da corrida de bicicleta com direito a medalha para os primeiros colocados. Quarta-feira é o Dia de Aventura e atividades radicais no pomar como 'arvorisminho', teia para escalar em meio às árvores e corrida de bicicross. A fazenda terá bicicletas para as crianças que não puderem levar a sua.

Na quinta-feira, os hóspedes podem participar de rapel, escalada, tirolesa fora dos domínios da fazenda, no Camping Cabreúva. O transporte de ida e volta é por conta do hotel. Já às sextas-feiras são dedicadas à Ecologia. Os hóspedes são convidados a visitar o Zoológico de Sorocaba, além de ver de perto os resultados do projeto Florestas do Futuro, a área reflorestada dentro da Fazenda Capoava, com espécies nativas da Mata Atlântica, numa parceria com SOS Mata Atlântica. Após o jantar, a dica é o Safári Noturno, que leva os hóspedes para observar animais silvestres nas redondezas.

No sábado, crianças aprendem a respeitar a natureza com a peça de teatro “Aprendendo com os Bichos”, que tem roteiro da atriz Lígia Cortez. No elenco, animais silvestres como a jiboia, a aranha caranguejeira, o cágado, o jabuti, a iguana, a codorna, o sapo e a rã.

Todos os dias os hóspedes também podem participar de trilhas e caminhadas, passeios a cavalo, brincadeiras no gramado e piquenique no fim da tarde. Os monitores se encarregam de organizar pedaladas, passeios de caiaque, pesca e caminhadas de aventura.

Nas noites de sábado, os hóspedes se encontram em jantar temático da culinária típica brasileira, com música ao vivo. As crianças podem jantar antes com a equipe de monitores.

Fazenda Águas Claras

No sopé da Serra da Mantiqueira, a centenária Fazenda Águas Claras possui uma área de 354 hectares, que abrange os municípios de Itapira, Serra Negra e Lindóia. Uma importante propriedade rural do estado de São Paulo, com 280 mil pés de café em produção, propicia ao hóspede a oportunidade de se hospedar em uma fazenda histórica em plena atividade e ainda integrante dos Roteiros de Charme desde 2001.

Construída em 1870, foi totalmente restaurada e transformada em um centro turístico dentro dos padrões de qualidade e de preservação do meio ambiente. A Hospedaria Águas Claras preserva em suas dependências o estilo arquitetônico original, trazido pelos imigrantes italianos, como os móveis de madeira nobre, paredes de taipa de pilão e utensílios de época. Os apartamentos estão localizados na antiga casa sede da fazenda, todos com banheiros com azulejos pintados a mão e dois bangalôs com lareira, cama king-size e hidromassagem, com uma bela vista panorâmica da varanda.

Nas dependências coloniais, há ambiente para leitura, salão de jogos, carteado e bilhar, todos com lareira, bar e restaurante especializado em cozinha rural. Uma sala de banhos com ducha, hidromassagem e sauna úmida completam o 'relax' total do hóspede.

Na infraestrutura de lazer, a hospedaria oferece quadra de tênis, campo de futebol society, campo de futebol oficial, piscina atendida por bar, pomar, horta, trilhas para caminhadas, canoyng em cachoeiras, bicicletas para mountain bike, caiaque para corredeiras, passeios de charrete e a cavalo, lagos para pescaria, safáris pela serra e cafezais, pontos de observação de aves e pista de corrida.

História do café

Ainda produtora de café, a fazenda conta também com um roteiro histórico que informa os visitantes sobre todo o processo de produção dos grãos e sobre a agricultura cafeeira. A lavoura, que se estende por uma área de 100 hectares nas encostas e topo das montanhas, é formada somente pela espécie Coffea arabica, de linhagens como Mundo Novo, Catuaí, Catucaí, Obatã e Tupi.

Muito charme, conforto e clima interiorano para se desfrutar não apenas em períodos de férias, mas em todas as épocas do ano.

Serviço:

Fazenda Capoava - Itu
Localização: Rodovia Dom Gabriel Paulino Bueno Couto (antiga Marechal Rondon), km 89,9. (11) 2118-4100

Fazenda Águas Claras - Itapira
Localização: Rodovia SP 147, km 35, Itapira. (19) 3044-1893

Comentários