Campinas

Publicado: Terça-feira, 29 de junho de 2010

"Leitura, a melhor viagem" chega a 70 mil títulos

Livros ficam disponíveis à população em terminais de ônibus.

Crédito: Luiz Granzotto "Leitura, a melhor viagem" chega a 70 mil títulos

O projeto “Leitura, a melhor viagem”, desenvolvido pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC), alcançou a marca de 70 mil títulos que estão à disposição dos usuários do transporte público municipal.

O “Leitura” começou em setembro de 2008 e este acervo foi construído a partir de doações de empresas e da população em geral. Conta com livros educativos, coleções de história infantis e de artes, ficção, política, filosofia, romances, além de títulos em língua estrangeira.

O acesso aos livros é o democrático. Eles estão disponíveis em nove terminais urbanos da cidade e na nova Rodoviária e podem ser retirados por qualquer usuário, sem burocracia alguma. Não há inscrição, carteirinhas, qualquer anotação do empréstimo ou data de entrega.

Os livros também podem ser levados para casa e, depois de lidos, devolvidos em qualquer um dos terminais, gerando, assim, uma rotatividade dos títulos. Com isto, o projeto incentiva a leitura nos terminais de ônibus, no trajeto do usuário até o seu destino e em casa.

O problema tem sido os índices baixos de devolução. Com base nos levantamentos realizados pela EMDEC, entre 10% e 20% dos livros retirados nas estantes são efetivamente devolvidos. Cerca de 60% dos livros doados estão em circulação e o tempo médio de empréstimo fica entre três e quatro meses, levando em conta que o usuário repassa o livro para familiares e vizinhos.

Cabe ao usuário emprestar o livro e usufruir do projeto, mas, também, devolvê-lo, pois desta forma será possível compartilhar o conhecimento.

Mesmo a EMDEC recebendo doações de livros permanentes, elas ainda são pequenas, e, portanto, continua pedindo colaborações. A empresa planeja a realização de campanhas junto à iniciativa privada. Também pretende intensificar as campanhas de devolução nos terminais e nos ônibus.

Interessados em colaborar com o projeto podem entrar em contato com a Gerência de Educação e Cidadania para fazer a doação dos livros. Informações: (19) 3772-4024 ou 3772-4078.

Veja os locais onde é possível encontrar os livros do projeto “Leitura, a melhor viagem”:

Terminais:

Central
Ouro Verde
Barão Geraldo
Vila União
Mercado
Vida Nova
Padre Anchieta
Campo Grande
Itajaí
Nova Rodoviária

Comentários