Campinas

Publicado: Segunda-feira, 24 de maio de 2010

Fazenda Nossa Senhora da Conceição reúne história e almoço rural

Localizada em Jundiaí, é ótima opção de passeio.

Fazenda Nossa Senhora da Conceição reúne história e almoço rural
Fazenda Nossa Senhora da Conceição, em Jundiaí

A centenária Fazenda Nossa Senhora da Conceição, em Jundiaí, com quase 200 anos de história, é ótima opção para almoços demorados de fim de semana. O restaurante funciona na antiga tulha, reformada e adaptada para restaurante, com tijolos à vista, decorado com peças antigas, onde é possível observar o maquinário utilizado antigamente para o beneficiamento do café.

Com sabor e cheiro de fazenda, também é servido café da manhã (agendado) e almoço rural, feito no fogão à lenha, todos os fins de semana.

É uma oportunidade de relembrar os tempos antigos, passar um dia agradável com a família e ainda desfrutar da natureza com lago, cavalos, charretes, playground, trilhas, além de uma capela, loja de artesanato, pães, doces, vinho caseiro e muito mais. São 30 mil metros quadrados de muita área verde.

Quase dois séculos de história

A Fazenda Nossa Senhora da Conceição começou as atividades em 1810 com cultivo de cana-de-açúcar. Contava com 120 escravos, uma extensão de três mil alqueires e cultivava 350 mil pés de café. Pertenceu a Francisco José da Conceição, o Barão de Serra Negra, dono de várias fazendas na província de São Paulo. No período áureo da cafeicultura, as fazendas do Barão de Serra Negra receberam visitantes ilustres como o Imperador D. Pedro II, sua esposa Imperatriz Dª. Thereza Christina, Conde D´Eu, a Princesa Isabel, filha do imperador, entre outros.

Em 1882 chegaram os primeiros imigrantes Italianos na fazenda, que motivados pelo clima da região, trouxeram consigo a cultura das vinhas.
Com a queda do valor do café na bolsa de Nova York, a vinicultura ganhou incentivo na fazenda, que foi uma das grandes produtoras de uva e ‘vinito’ no Estado. Deu origem a novos bairros em Jundiaí e Itatiba.

Atualmente a fazenda dedica-se ao turismo rural e cultural, resgatando a rica e valorosa história do ciclo do café, da imigração, da escravidão contada através das construções preservadas, documentadas e de muitas fotos guardadas que contam a história destes períodos.

Serviço:

Rodovia Constâncio Cintra, Km 72,5, entre Jundiaí/Itatiba
Agendamento por telefone: (11) 4535-1341/ (11) 9744-0898 (11) 9744-0898 (11) 7888-3774 (11) 7888-3774
www.fnsc.com.br

Comentários