Campinas

Publicado: Terça-feira, 8 de junho de 2010

Campinas é uma das finalistas para sediar Olimpíadas Universitárias

Representantes de comitê avaliam o potencial da cidade.

Campinas entrou na disputa para sediar as Olimpíadas Universitárias em 2011, que serão realizadas de 14 a 23 de outubro do ano que vem, e Olimpíadas Escolares 2012. O município está entre os novos credenciados a prosseguir na disputa, entre os 22 que se candidataram para receber o evento.

A colocação entre os nove finalistas foi definida após uma primeira avaliação efetuada pelo COB (Comitê Olímpico Brasileiro). Agora, de acordo com o planejamento do Comitê, começam as vistorias nas cidades.

Uma equipe do COB já esteve em Campinas para avaliar as instalações esportivas e hoteleiras do município na segunda-feira, 7 de junho. Acompanhados de representantes das secretarias de Esportes e Lazer, e do secretário de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo, Rui Rabelo, os técnicos do Comitê visitaram cerca de quinze locais.

Nesta terça-feira, dia 8 de junho, os secretários das pastas envolvidas na candidatura e o diretor do COB, Edgar Hubner, apresentaram, na Sala Azul da Prefeitura, o projeto das Olimpíadas Universitárias.

Rui Rabelo apresentou as características e atrativos da cidade ao comitê, reiterando o interesse de Campinas em sediar o evento. “Um dos grandes fatores do desenvolvimento do turismo é o esporte, que contribui para o aumento do fluxo de pessoas, alinhando negócios, serviços e hotelaria”, avaliou Rabelo.

Para o secretário municipal de Esportes e Lazer, Fernando Pupo, “a chance de sediar o JUB´s mostrará que Campinas tem a capacidade de receber grandes eventos esportivos e o potencial para ser uma sub-sede das Olimpíadas de 2016”.

O anúncio das cidades que receberão os jogos de 2011 e 2012 sairá em agosto.

Olimpíadas

As Olimpíadas Universitárias, também conhecidas por JUB’s, e as Olímpiadas Escolares, movimentam mais de dois milhões de alunos/atletas de todo o país. Segundo dados da organização do evento, mais de 40 mil instituições de ensino fundamental, médio e superior participam dos Jogos.

Atletismo, Ciclismo, Ginástica Rítmica, Judô, Natação, Taekwondo, Tênis de Mesa, Xadrez, Basquetebol, Futsal, Handebol e Voleibol são as modalidades em que os atletas se inscrevem para participar.

Além do envolvimento esportivo, as Olimpíadas contam com um programa educativo, cultural e sócio ambiental oferecendo diversas atividades para a comunidade como plantio de árvores, biblioteca esportiva, contadores de história, exposições, shows, entre outros.

O investimento do COB para cada evento é de aproximadamente 3,5 milhões e ao todo foram movimentados aproximadamente 11 milhões nas Olimpíadas de 2009.

A cidade de Fortaleza, no Ceará, realizou as Olimpíadas Universitárias no ano passado, e em setembro sediará as Olimpíadas Escolares para adolescentes de 12 a 14 anos.

Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura Campinas

Comentários