Bem estar

Publicado: Terça-feira, 30 de abril de 2019

UBSs de Itu estarão abertas no sábado para vacinação contra a gripe

Dia D imunizará todos os contemplados pela campanha nacional

Crédito: Angélica Estrada/Prefeitura de Itu UBSs de Itu estarão abertas no sábado para vacinação contra a gripe
Sábado terá vacinação em todas as Unidades Básicas de Saúde

No próximo sábado, dia 4 de maio, será realizado o Dia D – mobilização nacional da Campanha de Vacinação contra Influenza (Gripe), em todas as 16 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Itu, das 8h às 17h. Podem se vacinar os contemplados pela campanha nacional, mediante a apresentação da Carteira de Vacinação.

Os beneficiados pela campanha são: crianças de seis meses a menores de seis anos (cinco anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; pessoas com 60 anos ou mais, puérperas (até 45 dias após o parto, mediante comprovação de gestação – Certidão de Nascimento, Cartão da Gestante, documento do hospital onde ocorreu o parto, entre outros); trabalhadores da saúde das redes pública e privada; professores das redes pública e privada; pessoas portadoras de doenças crônicas (mediante prescrição médica).

Segundo o governo do Estado de São Paulo, a meta é vacinar 90% de cada grupo prioritário, com o objetivo de reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza na população alvo para a vacinação.

Os sinais e sintomas da doença são variáveis, desde a infecção sem sintomas até formas graves. A manifestação mais comum da síndrome gripal se caracteriza pelo aparecimento súbito de febre, cefaleia, dores musculares (mialgia), tosse, dor de garganta e fadiga. Nos casos mais graves, geralmente, existe dificuldade respiratória e há necessidade de hospitalização.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe prossegue até o dia 31 de maio, em todas as 16 UBSs, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, para os grupos prioritários indicados pelo Ministério da Saúde.

Comentários