Bem estar

Publicado: Sexta-feira, 6 de setembro de 2019

Sobe para sete o número de casos confirmados de Sarampo em Itu

42 casos aguardam resultados de exames.

Por meio de boletim epidemiológico, a Secretaria Municipal de Saúde informou que, até o dia 04 de setembro, foram registrados em Itu 57 casos suspeitos de sarampo. Desse número, sete casos foram confirmados, oito casos foram descartados e 42 casos aguardam resultados de exames. Ainda de acordo com a Secretaria, todas as ações de bloqueio foram realizadas a contento.

Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. Os sintomas da doença são febre acompanhada de tosse; irritação nos olhos; nariz escorrendo ou entupido e mal-estar intenso. Em torno de 3 a 5 dias podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade.

A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina. Em Itu, todas as 16 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estão realizando a vacinação contra a doença. As ações ocorrem de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, segundo as orientações do Ministério da Saúde.

Quem deve se vacinar contra o sarampo?

Dose zero: Devido ao aumento de casos de sarampo em alguns estados, todas as crianças de 6 meses a menores de 1 ano devem ser vacinadas (dose extra).

Primeira dose: Crianças que completarem 12 meses (1 ano).

Segunda dose: Aos 15 meses de idade, última dose por toda a vida.


Adulto deve se vacinar contra o sarampo?

Tomou apenas uma dose até os 29 anos de idade:
Se você tem entre 1 e 29 anos e recebeu apenas uma dose, recomenda-se completar o esquema vacinal com a segunda dose da vacina;

Quem comprova as duas doses da vacina do sarampo, não precisa se vacinar novamente.

Não tomou nenhuma dose, perdeu o cartão ou não se lembra?
De 1 a 29 anos - São necessárias duas doses;
De 30 a 49 anos - Apenas uma dose.

Grávidas podem tomar a vacina contra o sarampo?

A vacina é contraindicada durante a gestação pois são produzidas com o vírus do sarampo vivo, apesar de atenuado. A gestação tende a diminuir a imunidade da mulher, o que deixa o sistema imunológico mais vulnerável e, por isso, a vacina pode desenvolver a doença ou complicações.

O recomendado pelo Ministério da Saúde é que a mulher que faça planos de engravidar tome todas as doses da vacina antes, podendo esta ser a tríplice ou a tetra viral, e mantenha toda a rotina prevista no Calendário Nacional de Vacinação atualizada, para se proteger e proteger o bebê.

Comentários