Bem estar

Publicado: Segunda-feira, 13 de maio de 2019

Prefeitura realiza cerca de 1,5 mil cirurgias de catarata em dois anos

Pacientes foram atendidos por meio de esforços da Secretaria

Crédito: Angélica Estrada/Prefeitura de Itu Prefeitura realiza cerca de 1,5 mil cirurgias de catarata em dois anos
Autoridades oficializaram o agradecimento ao apoio do Lions Clube de Itu

Um total de 1.475 cirurgias de catarata foi realizado, ao longo dos anos 2017 e 2018, como parte da reestruturação do serviço de saúde municipal promovida pela Secretaria de Saúde de Itu. “A quantidade de pacientes que esperava por uma cirurgia de catarata era expressiva. O Poder Público municipal uniu esforços com importantes parceiros e realizou diversos mutirões para cirurgias de catarata”, comenta a secretária municipal de Saúde, Janaina Guerino de Camargo.

A secretária agradece a pronta colaboração das diretorias e equipes dos parceiros nesses mutirões: Departamento Regional de Saúde (DRS) – Sorocaba, Banco de Olhos de Sorocaba (BOS), Lions Clube de Itu, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Recentemente, Janaina e o prefeito Guilherme Gazzola se reuniram com representantes do Lions Clube de Itu, oportunidade em que oficializaram o agradecimento a essa importante parceria em prol da saúde pública.

A catarata é uma lesão ocular que atinge o cristalino, tornando-o opaco, e compromete a visão. Inicialmente, a impressão que se tem é que a lente dos óculos está embaçada ou como se houvesse uma névoa diante dos olhos. Com o avanço da doença, a dificuldade de enxergar aumenta e o paciente passa a ver vultos e, às vezes, o quadro evolui para a cegueira.

O paciente pode apresentar ainda visão dupla, sensibilidade à luz ou imagens distorcidas. Há casos em que a pessoa apresenta dificuldade para dirigir, ler e andar, ou relata quedas frequentes e que as cores estão desbotadas.

A doença pode ser congênita ou adquirida e acomete, geralmente, pessoas com mais de 50 anos. Mas, também há casos de crianças que nascem com a doença (problemas genéticos ou filhos de mulheres que tiveram rubéola, sífilis ou toxoplasmose no primeiro trimestre de gestação). Diabetes, uso sistemático e sem indicação médica de colírios, inflamações intraoculares, traumas como socos ou batidas fortes na região dos olhos e excesso de radiação são outras causas de catarata.

O tratamento para catarata é cirúrgico, a fim de substituir o cristalino danificado por uma lente artificial que recupera a função perdida.

Comentários