Bem estar

Publicado: Segunda-feira, 3 de março de 2008

Palestra sobre dislexia acontece em Sorocaba

Dislexia: dificuldade no aprendizado da leitura e escrita.

A palestra “Encontro com a Dislexia” acontece na próxima quinta-feira, dia 6 de março, às 19h, no Instituto de Psicologia Caminhar, em Sorocaba. O evento visa alertar a população sobre a dislexia, uma dificuldade na aprendizagem da leitura e escrita, de origem neurológica, que ocorre por um déficit no componente fonológico da linguagem. Os disléxicos têm dificuldade no reconhecimento do código escrito e na soletração, e a doença atinge de 5 a 17% da população. Os palestrantes serão Cláudio Teixeira, disléxico, e a Fonoaudióloga e Mestre Diana Melissa Faria.
 
Segundo Diana Faria, quanto mais cedo o diagnóstico e o tratamento adequados, maiores as chances de sucesso escolar. “Por volta dos 4 anos podemos verificar algumas características que nos levam a suspeitar da dislexia, e aos 7 anos podemos concluir o diagnóstico”, explica a fonoaudióloga.
 
Diana alerta ainda que os disléxicos são pessoas inteligentes, mas frente às dificuldades escolares, aparentam ser desinteressados, desatentos e preguiçosos. “Apesar de apresentarem inteligência normal ou acima da média é comum eles sentirem-se desmotivados para os estudos, pois sua auto-estima fica extremamente abalada com os fracassos escolares.”
 
O tratamento é feito por uma equipe multidisciplinar (fonoaudiólogo, psicopedagogo e psicólogo), que dá apoio à criança, à família e à escola para que a criança possa superar suas dificuldades e mostrar seu potencial. “É dever de todo educador, terapeuta e pais conhecer de fato a dislexia, pois a qualidade de vida atual e futura de um disléxico pode estar em suas mãos”, explica Diana.
 
A palestra “Encontro com a Dislexia” é direcionada a pais de disléxicos e interessados em geral. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo telefone (15) 3212-3365. A entrada será um item de material escolar (caderno ou lápis de cor) que será doado às crianças carentes. O Instituto de Psicologia Caminhar situa-se na rua Caracas, 894, bairro Campolim.
Comentários