Bem estar

Publicado: Terça-feira, 20 de julho de 2010

Grupo de Apoio Psicológico é implantado na Santa Casa de Itu

Projeto prevê suporte aos familiares de usuários.

A Santa Casa de Itu – São Camilo deu início ao projeto “Grupo de Apoio Psicológico para os Familiares e/ou Acompanhantes de usuários do Hospital”.

O trabalho surgiu por iniciativa da psicóloga Sara Regina Pansani, com o objetivo de acolher os familiares e acompanhantes dos usuários da Santa Casa.

O intuito da ideia é fazer com que a estadia destas pessoas no Hospital ocorra da maneira mais humanizada possível, oferecendo atenção específica às suas necessidades e instrução efetiva de como proceder para ajudar os pacientes. Sendo assim, este grupo será um instrumento de interação entre o acompanhante e toda a equipe hospitalar.

O Grupo irá se manifestar por meio de reuniões que criarão um espaço de expressão de sentimentos, onde os familiares e acompanhantes poderão falar sobre suas dificuldades, dores e angústias à partir do ente internado no hospital. Por intermédio da psicóloga o grupo poderá encontrar auxílio na busca de alternativas para minimizar o sofrimento.

“Percebe-se, muitas vezes, que os acompanhantes têm vergonha ou não conseguem se expressar com a equipe de profissionais, e nessas reuniões eles se sentem à vontade e buscam ajuda para sanar seus problemas”, assegura a psicóloga da Santa Casa, Sara Regina.

As reuniões serão realizadas todas as quintas-feiras, à partir das 9 horas, para os acompanhantes de pacientes das clínicas médica e cirúrgica, tendo como objetivo posterior estender estes horários para outros períodos e setores do hospital.

“Foi uma experiência de extrema importância, pois, os acompanhantes conseguiram compartilhar suas vivências, sair do ambiente da internação e se identificar com outras pessoas que estavam passando por situações parecidas. No início há sempre certa preocupação, por existir dúvidas em relação ao trabalho do grupo e também por deixar o paciente ‘sozinho’, mas os acompanhantes aceitaram participar”, complementa Sara Regina.

Ainda de acordo com a psicóloga, foi possível proporcionar um ambiente de descontração, incentivando o auto-cuidado, o lazer, além de esclarecimento de dúvidas.

O último encontro contou com a presença do Sr. José Augusto Florenzano Pinto, Supervisor do Serviço de Atenção ao Cliente e Comunidade da Santa Casa de Itu, que orientou e se colocou à disposição dos presentes para receber suas reclamações, sugestões e elogios sobre o atendimento, instalações e serviços oferecidos pela instituição.

Também foi divulgada a realização da Pesquisa de Satisfação do Usuário para os pacientes internados e seus acompanhantes. “Buscamos a cada dia, de forma democrática, humanizar o atendimento dentro de nossa instituição, estreitando as relações entre os pacientes e seus familiares, com a administração do hospital, mesclando o cuidado técnico e cientifico com o cuidado humano, numa relação de respeito mútuo e ações louváveis como as da psicóloga Sara. Esses atos enobrecem e engrandecem o nosso objetivo final, que é o bem estar do paciente e de sua família”, afirmou o diretor administrativo, Klebson Carvalho.

Comentários