Publicado: Quarta-feira, 16 de agosto de 2006
Clínica em Itu faz aplicação a laser para pacientes com feridas de difícil tratamento
Boa notícia para quem possui artrite, artrose, traumatismos, edemas, herpes, inflamação do nervo ciático, hérnia umbilical e inguinal, sinusite, psoríase, lupus, distensão muscular, lombalgia e outras doenças: Itu já conta com um Centro de Terapia da Dor, com tratamentos a laser. Conheça!
Camila Bertolazzi
A cidade de Itu passou a contar, desde o último dia 20 de julho, com um serviço especializado gratuito de aplicação de laser para pacientes que possuem feridas de difícil tratamento. Trata-se do Centro de Terapia da Dor - Laser, um serviço inaugurado há menos de um mês pela Secretaria Municipal de Saúde, que proporciona um atendimento capaz de eliminar até 60% da dor dos pacientes na primeira aplicação.
O Centro de Terapia da Dor oferece tratamento a laser que vai de uma única aplicação a um ano e meio de aplicações, dependendo da doença e da gravidade das lesões. A coordenação da clínica fica a cargo do médico físico nuclear atômico José Emílio Fehr Pereira Lopes, mas o atendimento também é feito pelo fisioterapeuta André Luiz Perna, mestrando da USP.
A clínica proporciona tratamento adequado aos pacientes que possuem feridas complexas, com a cicatrização por raio-laser de úlceras varicosas, ferimentos diabéticos e coagulações. Algumas das doenças que podem ser tratadas a laser são: artrite, artrose, traumatismos, edemas, esporão calcâneo, herpes, inflamação do nervo ciático, hérnia umbilical e inguinal, sinusite, língua geográfica, psoríase, lupus, distensão muscular, cervicologia, lombalgia, cervicobraquialgia, entre outras.
Segundo o coordenador da clínica, o laser ascende e atinge o sistema nervoso central, aliviando todas as dores do corpo do paciente. Mas há outro item fundamental no tratamento. “90% da cura acontece através do carinho entre médico e paciente. Por isso o diálogo é essencial no tratamento”, salienta José Emílio.
Há um ano, a paciente Florência Farias, 67 anos, sofre de dores devido a herpes zoster. Após a primeira aplicação, Florência contou que a dor está “bem fraquinha” e diz que continuará o tratamento pelo tempo que for necessário. Já a paciente Maria das Dores Silva, 54 anos, tem artrite e comentou que, após a primeira aplicação, já não estava mais doendo e que fará todas as aplicações que o médico sugerir para minimizar suas dores.
Poucas cidades oferecem este serviço gratuitamente à população. O Centro de Terapia da Dor - Laser fica na Avenida Prudente de Moraes, nº 24, Vila Nova, em Itu.
Comentários