Campanha contra o câncer do colo do útero acontece em setembro
Doses podem ser tomadas das 8 às 17 horas, até dia 23.
Jéssica Ferrari
A primeira fase da campanha de vacinação pública contra o HPV oncogênico - principal causador da doença - acontece no período de 17 a 23 de setembro, com exceção do dia 18, das 8 às 17 horas, no Ambulatório de Moléstias Infecciosas, situado no centro de Itu, ou no Pronto Atendimento Municipal (PAM), localizado no bairro Vila Martins. Neste ano, a ação beneficiará aproximadamente 1,2 mil meninas nascidas no ano 2000.
Lançamento da campanha
A prefeitura da cidade, por meio da Secretaria da Saúde, lançou a ação no último dia 8, no auditório do Sincomercio.
Durante o evento, o secretário municipal de Administração, Antonio Luiz Carvalho Gomes, elogiou a iniciativa da Secretaria da Saúde e destacou a importância da campanha que pode salvar vidas. O secretário da Saúde, Marco Aurélio Bastos, fez um breve esclarecimento técnico sobre o vírus HPV e o câncer do colo do útero, além de agradecer o empenho da atriz Bianca Bin, que novamente é a madrinha da campanha.
“Os pais compreenderam nossa preocupação e colaboraram para que a campanha tivesse 77% de adesão em 2010. É importante que os pais ou responsáveis por meninas nascidas em 2000 colaborem com a campanha deste ano, afinal, essa é uma forma gratuita de proteção contra uma grave doença”, disse Bastos.
Entre as autoridades presentes no lançamento da campanha estavam o vice-prefeito Josimar Ribeiro; os secretários municipais da Saúde, Marco Aurélio Bastos, de Administração, Antonio Luiz Carvalho Gomes (Tuíze), que representou o prefeito Herculano Passos Junior, da Promoção e Desenvolvimento Social, Angela Maria Lopes Ferraz de Almeida; o presidente da Câmara de Vereadores de Itu, Givanildo Soares da Silva; o vereador Emerson Cury; e Margarete Ferreira, que representou a deputada estadual Rita Passos. Elisabeth Francischinelli Bin, mãe da atriz Bianca Bin, madrinha da campanha, também esteve presente.
A campanha
A campanha foi idealizada em 2010 pela Prefeitura de Itu, iniciativa até então inédita no Estado de São Paulo. Para garantir sua continuidade e consequente proteção ao público feminino, a prefeitura instituiu a obrigatoriedade da vacinação contra o HPV na rede municipal de saúde por meio de legislação específica.
A Lei Municipal Nº 1224, de 10 de setembro de 2010, autoriza o Poder Executivo a instituir, na rede pública de Saúde, o Programa de Prevenção e Tratamento contra o Câncer do Colo do Útero, e dá outras providências.
A vacina aplicada na campanha de Itu protege as meninas contra os HPVs oncogênicos 16, 18, 31 e 45, responsáveis por mais de 80% dos casos de câncer do colo do útero. Sua aplicação deve ser feita em meninas que, presumivelmente, ainda não iniciaram sua vida sexual e que, portanto, não tiveram contato com o vírus HPV.
Câncer do colo do útero
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que, a cada ano, 500 mil mulheres em todo o mundo sofrem de câncer do colo do útero, das quais pelo menos 250 mil morrem. No Brasil, a doença é a segunda maior causa por morte de câncer entre as mulheres, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca).
Segundo dados do Ministério da Saúde, no Brasil são registradas mais de 7 mil mortes/ano por câncer do colo do útero. Anualmente, surgem mais de 18 mil casos novos da doença no Brasil; são 51 casos novos/dia e 21 mortes/dia.
O papiloma vírus humano (HPV) é responsável por 99,7% dos casos de câncer do colo do útero. O câncer se desenvolve quando uma infecção pelo HPV se torna persistente e progride. O contágio com o vírus se dá através de contato e relações sexuais.
A infecção pelo HPV, na maior parte das vezes, não apresenta sintomas. Portanto, é fundamental que a mulher faça o exame de papanicolau periodicamente para verificar se está com HPV. O tratamento de mulheres com HPV é individualizado, dependendo do grau, extensão, número, localização e aspecto das lesões, sendo definido pelo médico.
Madrinha
A exemplo do ano passado, a atriz Bianca Bin é a madrinha da campanha. Ela reiterou seu apoio à campanha e não cobrou cachê por sua participação. Ao receber o convite, no ano passado, para ser madrinha da campanha, Bianca Bin parabenizou o prefeito e o secretário da Saúde de Itu e afirmou que a iniciativa deveria se estender também para o Estado de São Paulo e todo o Brasil.
Nascida em Jundiaí, Bianca se mudou para Itu com apenas um mês de vida, onde residiu até iniciar sua carreira como atriz. Atualmente, ela interpreta a personagem Açucena, da novela Cordel Encantado, da TV Globo.
Serviço
Campanha de Vacinação contra o HPV – “Itu contra o câncer do colo do útero”
Período: 1ª dose – 17 a 23 de setembro, com exceção do domingo, dia 18
Demais fases da campanha: 2ª dose – 17 a 24 de outubro, com exceção do domingo, dia 23; 3ª dose – 17 a 23 de março de 2012, com exceção do domingo, dia 18
Local: Ambulatório de Moléstias Infecciosas (AMI), localizado à Rua José de Paula Leite de Barros, 136, Centro, e Pronto Atendimento Municipal da Vila Martins, à Rua Itagiba Vilaça, s/nº, Vila Martins
Horário: das 8 às 17 horas
Documentos necessários: Carteira de Vacinação, Certidão de Nascimento e comprovante de residência no nome dos pais da menina (caso não disponha desse documento, deve apresentar um comprovante de matrícula)