Colunistas

Publicado: Segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Yearbook Yourself: seu passado te condena

Crédito: Yearbook Yourself Yearbook Yourself: seu passado te condena
Faça diversas montagens, use e abuse do Yearbook

Vamos reviver o passado, ou melhor, nos projetar nele de uma maneira bem divertida e sem cheiro de naftalina? Com o web site Yearbook Yourself isso é possível. O melhor de tudo é que ele é bem simples e objetivo. Ele só está disponível na língua inglesa, mas com um simples conhecimento no idioma já é possível fazer muita arte on-line. Importante: é preciso ter instalado em seu computador o plugin Flash Player 10 para rodar adequadamente o site.

Você não precisa se cadastrar para começar a utilizá-lo. Felizmente o seu sistema aceita a utilização de imagens em alta resolução, portanto não é preciso reduzi-la para poder inseri-la no site.

Vamos começar então? A primeira coisa que você tem que ter em mente é qual foto vai querer utilizar para as montagens e em qual situação gostaria de utilizá-la. O site é focado na temática estudantil, ou seja, ele revive seus momentos de escola, faculdade... só que com o visual de antigamente. Antes de começar, veja algumas fotos já publicadas num endereço alterativo.

Na página principal do site há três links principais: “Student Photos” para montagem de foto, cujo resultado final é a exibição da pessoa em destaque; “Student Life” que faz a montagem levando em consideração a vida de estudante e “Site Tips” que exibe um vídeo tutorial, que indica os procedimentos de como fazer as montagens.

Vamos começar criando uma montagem simples. Clique em “Student Photos” e faça o upload da sua imagem. Repare que tem um termo de uso na página. Você deverá concordar com os termos clicando na caixa de seleção. Só assim aparecerão as opções de upload da imagem no computador ou sua captura através da webcam.

Com a imagem no computador selecionada, ela será exibida na próxima tela onde será feita a calibração da foto. Nela você deverá ajustá-la ao formato do modelo. Ajuste a sua imagem deixando os olhos e a boca no local indicado. Você consegue arrastar a imagem com o mouse, rotacionar (“rotate”), mover (“move”), aumentar e diminuir (“Scale”) ou até mesmo invertê-la (“Flip”). Se for usar apenas uma foto, clique em “Continue to male photos” ou “Continue to female photos”, para selecionar o álbum de fotos masculino ou feminino. Repare que ele vai te mostrar a foto num modelo de determinado ano. É possível posicionar o mouse para antes ou depois daquela linha do tempo, assim aparecerão mais anos e consequentemente mais opções de montagens para você. A linha do tempo começa no ano de 1950 e termina em 2000. Escolha o ano ideal e veja um texto explicativo sobre ele. Uma música da época começa a tocar também, quando é feito a sua visualização.

Se a foto importada não ficar do jeito certo no modelo exibido no site, você pode ajustá-la através do botão “Adjust / Change Image”. Se ela estiver bem posicionada você já poderá salvá-la através do botão “Save”. É possível também enviá-la por e-mail (“Share”) ou utilizar o código Embed que é aceito em determinados sites ou até mesmo a sua URL para divulgação mais simples. Você consegue adicionar também diretamente na Rede Social Facebook, através do botão “Add to Facebook”, que fica ao lado do botão “Share”.

Vamos supor que a foto importada ficou estranha e você vai precisar ajustá-la. Clique no botão “Adjust / Change Image” e faça as devidas alterações, levando em consideração as opções de mover, aumentar, inverter etc, que falei anteriormente. Tem uma novidade no ajuste desta parte, que é o “Skintone”. Com ele é possível escurecer ou deixar mais claro a foto que foi importada, para ser mais fiel possível ao modelo. Não é incrível? Para finalizar a alteração, clique em “Change Image”. Você vai voltar para as opções de calibração de imagem. Se quiser inserir mais uma foto, clique em “+ add another photo”. Repita o processo de upload de imagem e veja que ela foi acrescentada na parte de baixo da página em: “Your photos”.

Vamos agora seguir para a segunda opção do site, que seria fazer montagens levando em consideração a vida de estudante. Selecione a opção “Student Life” que está abaixo da “Student Photos” e adicione novas fotos ou vá direto para os modelos, selecionando “Continue to Student Life”.

Vai ser exibida a foto com alguns botõezinhos de “+” próximo de cada rosto. Clique nele e faça os devidos ajustes na sua imagem para ficar mais parecido possível com o modelo. Para trocar a imagem é só ir em “Change Image”. Na opção vida de estudante os anos disponíveis vão desde 1954 até 1986 apenas, mas já dá para se divertir bastante.

Faça diversas montagens, use e abuse do Yearbook Yourself. Uma sugestão legal para aproveitar ainda mais a ferramenta, seria surpreender algum parente, amigo, colega, vizinho na sua festa de aniversário, casamento, bodas, entre outros. Pegue uma foto ou várias atuais e faça a montagem de acordo... depois presenteia-a imprimindo as imagens e montando uma pasta com todas. Enfeite a festa com uma viagem ao túnel do tempo e proporcione muitas risadas. A comemoração ficará para a história.

> Colabore!

Mande para a coluna sua montagem por e-mail. Desta forma ela será publicada e poderá ser apreciada no seguinte endereço: www.footos.com.br/yearbook. Obrigado e bom divertimento!

Comentários