Colunistas

Publicado: Segunda-feira, 20 de novembro de 2006

Vozes do Rosário

Crédito: Deborah Dubner/www.itu.com.br Vozes do Rosário
Os saraus entretinham a elite ituana no século XIX
Imagine-se chegando a um lugar que existe há 250 anos, com enormes janelas e largas escadas que dão em um alpendre. Um lugar rodeado por verde, com ar de fazenda e ao mesmo tempo muito perto do centro de Itu. Imagine que ao chegar, você se depara com pessoas vestidas a caráter, mulheres com saias bordadas e homens elegantemente trajados de smoking. Eles recebem os convidados com simpatia e certo formalismo diferente dos dias atuais. Chamam para entrar na casa e iniciam uma apresentação em forma de sarau, cujo principal convidado é: você!
Essa cena realmente aconteceu em Itu, nos dias 17 e 18 de novembro. E posso garantir que foi muito melhor do que a minha descrição.
 
Quem nunca visitou a Chácara do Rosário deixa de viver um pedaço importante da história dessa terra. Construída em 1756, sua sede completa 250 anos de sólida existência. Localizada a 1,5 quilômetros da cidade, guarda em suas paredes, chão e mobiliário, a história de um passado de glórias e renúncias. A arquitetura típica do período bandeirante está preservada, tal como foi construída na época em que a propriedade chamava-se Engenho Grande e tornou-se uma das maiores produtoras de açúcar da província.
 
E quem ainda não ouviu a música do Coral Vozes de Itu? Posso afirmar que quem não o conhece não pode nem ser chamado de ituano. Afinal, o coral faz parte do patrimônio cultural da cidade há mais de 40 anos e se apresenta todos os anos em muitos eventos.
 
Eu tive a rara oportunidade de presenciar a união perfeita desses dois patrimônios: as “Vozes do Rosário”. Uma combinação maravilhosa de música e teatro, em um cenário verdadeiramente bandeirista.
 
Embora a maioria dos convidados fosse ituana, os paulistanos também vieram especialmente para a ocasião. Um evento desse porte certamente agrada qualquer pessoa que seja apreciadora de música erudita, canto coral e história. O maestro Luis Roberto de Francisco, músico e historiador, foi muito feliz em combinar suas duas paixões em um evento único, diferente e convidativo: o Sarau Ytuano. O espetáculo, valendo-se de toda a beleza histórica do local, rememorou os saraus que entretinham a elite ituana no século XIX, momento em que as famílias exibiam suas posses em trajes luxuosos e seus predicados culturais na música e na poesia. 
 
Na apresentação, o Maestro regeu o Coral Vozes de Itu, que contou com a participação da soprano Eliane Aquino, do Coral Lírico do Teatro Municipal de São Paulo, do violoncelista Julio Ortiz, também do Teatro Municipal de São Paulo e do pianista Alfredo Abbati. Participaram também os atores Célia Mariano e Nilo
Pereira. 
 
Foram duas noites de encantamento, dignas de receber os mais altos aplausos. Um evento como esse deveria fazer parte do calendário oficial da cidade, com apresentações mensais, e receber centenas de moradores e turistas. Afinal, é único, é especial, e é aqui... em Itu!
Comentários