Colunistas

Publicado: Sexta-feira, 8 de outubro de 2004

VOX POPULI, VOX DEI – Eleita a voz do povo!

Sim, temos novo prefeito! Nova esperança e renovação. As eleições são uma grande festa democrática, cheia de surpresas e conseqüências. É a unificação dos valores para ricos, pobres , estudados ou analfabetos. O valor do voto é único e igual para todos. Isso pode levar a grandes confusões ou mudanças inesperadas de rumo.

A verdade é que de tempos em tempos, as opiniões e ações dos governantes são sujeitas à aprovação popular, e prevalece a opinião da maioria. Nem sempre essa maioria nos representa, mas é inegável o poder dessa força popular que renova os rumos de uma cidade ou fortalece uma meta já estabelecida.

Vimos a concretização do PT no poder através de quase 400 cidades no estado de São Paulo , sem contar o segundo turno. Testamos a resistência do poder do PSDB que contabilizou mais de 15 milhões de votos. E estamos assistindo a força dos pequenos, que estão mostrando porque vieram e conquistando adeptos, como o PV e PRONA.

Em Itu, o resultado é surpreendente, compatível com enquetes questionadas e oposto ao resultado de um black marketing que dominou a cidade nos últimos tempos. O povo aposta na mudança, rejeita antigos modelos e busca a esperança, mas amedronta quando coloca um primeiro lugar um vereador como Raul Seixas – subestimando o poder do voto jovem , que é contestador e descrente de velhos jargões. O certo é que a política de ataque indiscriminado não funciona mais , não se ganha esse jogo no “tapetão” e sim prestando atenção à insatisfação do povo e propondo novas idéias.

Já vivemos vários slogans : “Força jovem para todos”, “Caminhando juntos”, “Itu melhor para todos”, “Caminhando ( novamente ) juntos” e agora “Mudar para melhorar” ...

No fundinho, a cura para todos os males está na crença da mudança, aonde poderemos reerguer nosso presente e construir nosso futuro, cautelosamente, em doses homeopáticas, sem efeitos colaterais mas com ações de impacto e profundidade, devolvendo a auto-estima perdida e a cidadania verdadeira através do controle popular.

Parabéns ao novo Executivo e Legislativo. Apostem de verdade na transformação e modernidade, registrem intimamente as esperanças de todos e tenham muita sorte e cautela. Dias melhores virão ...

E você, o que espera deles ?

Comentários